Japão atualizará instalações de 16 portos e aeroportos para propósitos de defesa

Fonte: Valor Econômico (28 de março de 2024)

Estruturas podem ser utilizadas para ajudar o turismo local e esforços de socorro em desastres e conflitos

O governo japonês designará 16 portos e aeroportos em todo o país para melhorias, para que possam servir como centros de emergência num ambiente de segurança cada vez mais incerto.

A lista inclui o aeroporto de Kitakyushu, no sudoeste do Japão, e o aeroporto de Naha, em Okinawa, bem como os portos de Kushiro, em Hokkaido, e Ishigaki, em Okinawa, que fica a cerca de 230 quilômetros a leste de Taiwan.

As instalações selecionadas serão equipadas com pistas mais longas ou cais adicionais. Durante uma emergência, as Forças de Autodefesa do Japão e a Guarda Costeira do Japão poderiam usá-los como áreas de preparação para pessoal e suprimentos, ou para evacuar residentes.

As instalações ampliadas também poderiam ser usadas para ajudar o turismo local e os esforços de socorro em desastres. A lista será aprovada em uma próxima reunião de ministros envolvidos na proposta.

O governo japonês delineou planos para atualizar aeroportos e portos numa estratégia de segurança nacional publicada em 2022. Cerca de 30 instalações estavam sendo consideradas em agosto de 2023. Este número foi reduzido para 16 estruturas, que receberam aprovação local.

Dos 16 locais, apenas o Aeroporto de Naha e o Porto de Ishigaki estão localizados perto do Estreito de Taiwan, um potencial ponto de conflito no Leste Asiático.

Vários outros aeroportos e portos na província de Okinawa também foram considerados, mas não foram selecionados devido à resistência local contra a construção de bases de defesa na região.