Uruguai isentará exportações paraguaias de custos portuários
Fonte: DatamarNews (23 de novembro de 2022)
O Uruguai vai isentar dos custos portuários as exportações paraguaias que saem do porto de Montevidéu, informou o jornal El Observador nesta segunda-feira (21).
A medida faz parte de uma estratégia do governo uruguaio para aprofundar as relações com o Paraguai e, para isso, uma delegação uruguaia viajará a Assunção, capital paraguaia, para formalizar os anúncios.
O grupo será formado pelo subsecretário de Transportes, Juan José Olaizola, e pelo presidente da Administração Nacional de Portos (ANP), Juan Curbelo. Ele se reunirá com autoridades e operadores portuários privados.
O jornal informou que a ANP decidiu implementar uma isenção total da taxa de fundeio cobrada nas barcaças do Paraguai, que chegam ao Oceano Atlântico pelo rio da Prata.
“A isenção da taxa de fundeio mostra que estamos convencidos de que os portos uruguaios são os que naturalmente podem servir de escoamento para a carga paraguaia”, disse o chefe da ANP.
Segundo dados oficiais, praticamente 90% dos contêineres com mercadorias de exportação paraguaias saem pelo porto de Montevidéu em direção ao seu destino final, sendo previamente carregados na origem e transitando pela hidrovia.
No pano de fundo da decisão uruguaia está a concorrência da Argentina, cujos portos também querem receber cargas paraguaias destinadas à exportação.
