Porto de Oakland estreia escolhas de emissões zero
Fonte: Port Technology (04 de janeiro de 2023)

Duas pick-ups totalmente elétricas estão em operação no Porto de Oakland. Imagem: Port Technology
As principais escolhas são veículos pesados com capacidades off-road.
As picaretas têm uma lança suspensa usada para carregar contêineres com peso de até 100.000 libras em caminhões e trens e empilhar os contêineres nos pátios de armazenamento do terminal.
“Estamos entusiasmados em demonstrar este equipamento de manuseio de carga com emissão zero”, disse Danny Wan, Diretor Executivo do Porto de Oakland.
“Nosso objetivo é reduzir as emissões de nossas operações marítimas para criar um ambiente mais saudável para todos.”
O Oakland Seaport juntou-se a um seleto grupo de portos marítimos para operar o equipamento de tecnologia verde.
Este projeto de demonstração faz parte do programa Zero-And Near-Zero-Emission Freight Facilities (ZANZEFF), que é financiado pelo programa California Climate Investments (CCI).
A CCI coloca as receitas de ‘cap and trade’ para trabalhar, investindo em projetos que reduzem as emissões de gases de efeito estufa.
O Porto de Oakland fez parceria com os Portos de Long Beach e Stockton, operadores de terminais marítimos, operadores de embarcações e fornecedores de tecnologia para trazer as melhores escolhas para Oakland.
A bolsa ZANZEFF pagou pelo equipamento. O Porto de Oakland investiu US$ 2 milhões para construir a subestação elétrica que alimenta os principais carregadores.
A Shippers Transport Express, uma inquilina do Porto de Oakland, instalou as estações de carregamento.
“Agradecemos à CCI por fazer esse investimento em equipamentos elétricos de emissão zero em nosso porto marítimo”, disse o diretor marítimo do Porto de Oakland, Bryan Brandes.
“Testar este equipamento totalmente elétrico de última geração é o acompanhamento perfeito para a doação de US$ 36,6 milhões que recebemos da Administração Marítima (MARAD) em outubro de 2022.”