Porto de Aveiro com recorde de 5,8 milhões de toneladas

Fonte: Transportes e Negócios (04 de janeiro de 2023)

O porto de Aveiro registou no ano passado um recorde de mercadorias movimentadas, com um total de 5,8 milhões de toneladas. – Imagem: Transportes e Negócios

De acordo com a informação disponível no seu site, o porto de Aveiro cresceu 1,4% face a 2021, que era até agora o melhor ano de sempre daquela infra-estrutura em volumes movimentados.

 

A carga geral fraccionada voltou a ser o principal “motor” do crescimento aveirense, com um total de 2,1 milhões de toneladas (+3,9% em termos homólogos). Os granéis líquidos também deram uma ajuda, com um avanço de 0,4% até perto dos 1,5 milhões de toneladas.

 

Os granéis sólidos impediram um resultado melhor, ao cederem 3,8% para 2,2 milhões de toneladas).

 

Ao longo de 2022 foram 1 053 os navios que escalaram o porto de Aveiro. Sensivelmente os mesmos do ano anterior, mas maiores, como o atesta o crescimento de 4,9% na arqueação bruta.

 

Entre outras novidades, o ano passado em Aveiro ficou marcado pelo início da navegação nocturna e pelo arranque do primeiro serviço regular de contentores, da responsabilidade da Ellerman.