Menor demanda faz fertilizantes serem redirecionados para outros países

Fonte: Valor Econômico (20 de outubro de 2022)

AGROdesembarque de fertilizantes no porto de Paranaguá (PR) — Foto: Foto: Divulgação.

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o Brasil registra folga na oferta de fertilizantes, tendência de queda nos preços desses insumos e redirecionamentos de cargas para outros países.

 

O cenário é influenciado pela importação recorde de adubos – foram 30,47 milhões de toneladas internalizadas de janeiro a setembro de 2022 – e por uma diminuição momentânea na demanda, apesar do aumento da área plantada no país.

 

De acordo com o boletim logístico da estatal, a intensa movimentação de importação, quase 5% maior que em 2021, já começa a dificultar a armazenagem dos fertilizantes recebidos nos portos, principalmente em Paranaguá e Antonina, no Paraná, onde chegam 27% dos adubos importados.

 

“Essa intensa movimentação está provocando a falta de espaço para armazenar o fertilizante importado. Após meses de oferta apertada, o Brasil registra agora folga na oferta, que está provocando queda nos preços, com as importações batendo recordes e a diminuição momentânea na demanda”, diz o boletim da Conab.

 

“Esta situação, aliada ao fato de os armazéns nos portos brasileiros estarem cheios com fertilizantes vem provocando o redirecionamento de navios para outros países. A previsão para os próximos meses é de investimentos nacionais, visando o aumento da capacidade local a fim de ampliar a infraestrutura de armazenagem”, indica a companhia.