Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil participa de podcast sobre ESG
Fonte: Santos Brasil (17 de novembro de 2022)
NO AR o episódio nº4 da temporada especial Agenda ESG Grupo Tribuna do podcast Nem Negacionismo Nem Apocalipse! No episódio desta semana, Artur Vilella, Luccas Saqueto e eu conversamos com Beatrice Dupuy, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil.
Através de sua experiência em grandes empresas europeias, Beatrice afirma que o ESG e a sustentabilidade não são uma tendência passageira. Para ela, um forte exemplo foi a conversa do então secretário-geral da ONU em 2004, Kofi Annan, com cerca de 50 CEOs de importantes empresas para tratar da integração de fatores sociais, ambientais e de governança nos mercados de capitais. outro exemplo foi a carta aberta de Larry Fink, CEO da BlackRock (maior gestora de ativos do mundo) no início de 2022. O documento marcou posição contra investimentos em empresas que não estivessem progredindo o suficiente nas divulgações relacionadas à sustentabilidade e nas práticas e planos de negócios subjacentes a elas, o que leva o meio coorporativo a entender que a Era do capitalismo consciente veio para ficar.
À frente do departamento de sustentabilidade da Santos Brasil, Beatrice comenta que a empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013. Dentre as metas ESG, na frente ambiental a empresa prevê uma redução de 30% no consumo de água e 15% na emissão de gases de efeito estufa até 2024. Quanto à diversidade e inclusão, a Santos Brasil desenvolveu um programa de mais de 70 ações a serem realizadas até 2025 para que estas questões estejam cada vez mais inseridas no DNA da companhia.
Em outubro deste ano, o porto de Santos recebeu o seu maior porta-contêineres até hoje, o CMA CGM Vela, com 347,4 metros de comprimento. A operação, administrada pela Santos Brasil, é um exemplo da importância da diversidade em cargos de destaque da empresa. Toda a logística para receber a embarcação, que necessitou de um esquema especial com a interrupção do tráfego no cais do porto, foi comandada por uma liderança feminina. A empresa do futuro é aquela que será capaz de gerar lucro com propósito.
O engajamento dos investidores e o comportamento dos consumidores leva as empresas a se reinventarem e a regulação tem forçado cada vez mais os tópicos ESG nas agendas dos investidores. O ESG já mostrou uma geração de retorno acima do mercado nos últimos anos. O mercado global de ativos ESG atualmente corresponde a cerca de US$ 35 trilhões, com projeção de até 2025 atingir US$ 53 trilhões. Beatrice participou do primeiro evento do ciclo integrado de debates Agenda ESG Grupo Tribuna. A próxima edição será no dia 23 de novembro com o tema “ESG nos portos”.
Confira abaixo:
