Embarques brasileiros de arroz cresceram 45% no primeiro semestre

Fonte: Valor Econômico (20 de julho de 2022)

O Brasil exportou 689,2 mil toneladas de arroz (base casca) no primeiro semestre, volume 44,8% maior que o do mesmo intervalo do ano passado, quando os embarques totalizaram 475,9 mil toneladas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). A receita com as vendas ao exterior cresceu 26,6%, para US$ 199,3 milhões.

 

No ano comercial entre julho de 2021 e junho de 2022, as exportações chegaram a 1,35 milhão de toneladas, pouco acima do volume de 1,33 milhão de toneladas do ano comercial anterior. Nessa mesma base de comparação, a receita com os embarques aumentou 1,4%, passando de US$ 394,5 milhões para US$ 400 milhões.

 

No mês passado, o Brasil exportou 131,3 mil toneladas de arroz, o que representou um aumento de 80% na comparação com junho do último ano. A receita, por sua vez, cresceu 60%, chegando a US$ 36,9 milhões.

 

Em nota, a Abiarroz afirmou que, dado o momento atual da economia, que reflete os impactos da pandemia de covid-19 e da guerra na Ucrânia, o desempenho no semestre e no ano comercial foi positivo. Os resultados “reforçam a expectativa de melhoria no comércio exterior” do segmento nos próximos meses, avaliou a entidade.