Bunge fecha acordo para vender 35 elevadores de grãos nos EUA
Fonte: Biz Journals (23 de abril de 2020)

Os escritórios da Bunge Ltd. em 1391 Timberlake Manor Parkway, em Chesterfield, abrigam a sede da empresa na América do Norte.
Uma divisão da empresa de agronegócio e alimentos Bunge Ltd., com sede em St. Louis, concordou em vender 35 de seus elevadores de grãos nos EUA, reduzindo sua rede global de instalações de armazenamento.
A Bunge North America concordou em vender as 35 instalações, que operam ao longo do rio Mississippi, para a Zen-Noh Grain Corp. (ZGC), com sede em Covington, Louisiana, uma subsidiária da Federação Nacional das Associações Cooperativas Agrícolas do Japão. A CGB Enterprises Inc., uma afiliada da ZGC, operará as instalações adquiridas por meio de sua unidade Consolidated Grain and Barge Co., que atualmente opera mais de 100 instalações de originação de grãos nos EUA, disseram autoridades .
Os termos financeiros do negócio, que estão sujeitos a condições regulatórias e outras condições de fechamento, não foram divulgados.
Incluindo os ativos que estão sendo vendidos, a Bunge possui 158 instalações de armazenamento de mercadorias em todo o mundo, de acordo com o relatório anual da empresa. E enquanto a venda reduzirá seus ativos domésticos de manuseio de grãos, a Bunge disse que, por meio de certos contratos de fornecimento, “poderá acessar uma rede de originação e distribuição maior e mais forte através do Zen-Noh para melhor atender os agricultores americanos e os clientes globais de exportação. “
A Bunge disse que manterá a propriedade de seus terminais de exportação de grãos em Destrehan, Louisiana, e de seu terminal de exportação de grãos da joint venture EGT LLC em Longview, Washington. A empresa disse que também manterá sua participação na Bunge-SCF Grain, sua joint venture com a SCF, e elevadores em Indiana que suportam sua planta de processamento de soja em Morristown.
“Essa transação permitirá à Bunge operar com mais eficiência e reinvestir em áreas de maior retorno da empresa, reduzindo custos e fortalecendo nosso balanço”, disse Greg Heckman, CEO da Bunge, em comunicado . “A Bunge continuará sendo líder do setor no mercado de grãos dos EUA através do comércio e distribuição globais de grãos com nossos terminais de exportação em Destrehan, Louisiana, onde estamos expandindo, e a EGT, nossa joint venture no noroeste do Pacífico. Também continuaremos nossa forte presença nos negócios de processamento de soja e operações de moagem. ”
A Bunge Ltd. anunciou em agosto que mudaria sua sede corporativa de White Plains, Nova York, para sua sede norte-americana em Chesterfield, com a mudança a ser concluída no primeiro semestre deste ano.
A empresa reportou um prejuízo líquido de US $ 1,3 bilhão em 2019 nas vendas líquidas de US $ 41,1 bilhões, em comparação com um lucro líquido de 2018 de US $ 233 milhões nas vendas líquidas de US $ 45,7 bilhões.