Autoridade do Canal de Suez e Maersk fecham acordo de US$ 500 milhões para ancoradouro de East Port Said
Fonte: Port Technology (12 de agosto de 2022)
O acordo, assinado no início desta semana, visa transformar o terminal em um centro global para movimentação de contêineres na região leste e sul do Mediterrâneo.
O novo berço de contêineres de 1 quilômetro fica ao lado do berço existente de 500 metros.
O acordo inclui um aumento no número de guindastes para 30. Os novos guindastes serão movidos a eletricidade como parte dos objetivos do terminal de se tornar zero líquido até 2030.
Durante sua viagem ao exterior na Holanda e na Dinamarca, o chefe da Autoridade do Canal de Suez, tenente-general Osama Rabie, testemunhou a assinatura do acordo bilateral com a Maersk.
O acordo foi assinado como parte de uma cooperação mais ampla para aumentar o tráfego de navios da Maersk pelo Canal de Suez, além de revisar as formas de desenvolver o terminal.
O negócio também visa transformar o Terminal de Contêineres do Canal de Suez em um terminal inteligente.
A filial de terminais da Maersk, APM Terminals, é acionista majoritária da Suez Canal Container Company (SCCT), operando um terminal de contêineres no porto.
Rabie começou sua viagem ao exterior reunindo-se com Keith Svendsen, CEO da APMT, e a equipe de gerenciamento sênior do Terminal de Contêineres Maasvlakte no Porto de Roterdã.
