Por unanimidade, sócios aprovam contas da diretoria executiva da Associação Comercial de Santos (ACS), Exercício de 2020

Fonte: Departamento de Comunicação ACS (25 de março de 2021)

Durante assembleia ordinária da Associação Comercial de Santos (ACS), realizada, na tarde desta quarta-feira (24) de forma virtual, devido à pandemia, os associados aprovaram, por unanimidade, as contas da diretoria-executiva, referentes ao exercício de 2020.
 
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, iniciou sua apresentação falando sobre o ano difícil e os desafios obtidos logo que assumiu a presidência da entidade. Também ressaltou o trabalho dos ex-presidentes da ACS, Michael Timm e a Roberto Clemente Santini. “Ambos deixaram a administração perfeita e por isso tivemos facilidade em continuar esse importante trabalho”.
 
Sammarco ressaltou que o momento exige união, trabalho colaborativo e responsabilidade social. “Nesses 150 anos da ACS, a diretoria sempre participou ativamente junto aos três poderes (municipal, estadual e federal), e, no atual momento, não poderia ser diferente. “Desde o ano passado, nos empenhamos em ajudar as famílias carentes. Por isso, realizamos uma campanha na qual arrecadamos mais de quatro mil kits entre alimentos e produtos de higiene”.
 
O presidente disse ainda que a ACS foi convidada para participar de comissões importantes como o Comitê de Crise e o de Transparência, os quais, ajudaram diretamente na compra de insumos e a manter o município dentro do enquadramento do Plano São Paulo.
 
A importância do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan), sob a supervisão dos consultores Silvio Barros (ex-prefeito de Maringá) e Márcia Santin, também foi pontuada pelo presidente.
 
Em 2020, a ACS fez uma apresentação a todos os candidatos à Prefeitura de Santos . Na ocasião, todos eles receberam o projeto do Condesan feito por noves Grupos de Trabalho. “Estamos na fase de definir métricas e apresentar ao prefeito, aos secretários e à Câmara Municipal para que possamos começar a desenhar a Santos do futuro. Este é um trabalho que certamente irá render bons frutos a Santos lá na frente”
 
150 anos da ACS
Em razão do atual momento, as comemorações referentes aos 150 anos da ACS, comemorado em 22 de dezembro do ano passado, precisaram ser adiadas. “Não tínhamos clima para realizar jantar comemorativo e outas atividades que estavam previstas. Mas, iremos lançar um importante livro que conta toda a história da ACS desde a sua fundação”.
 
Projetos
Outro destaque lembrado por Mauro Sammarco, em 2020, foi o projeto Novos Rumos, desenvolvido junto à Prefeitura de Santos. “Este é um projeto que está sendo administrado pelo núcleo Jovem da ACS. Ele tem o objetivo de fazer um levantamento da demanda de serviços e produtos que têm intensa procura na Cidade, mas não há oferta na região para suprí-la. A ideia é descobrir essa lacuna e incentivar o empreendedorismo local”
 
A importância do aumento do quadro associativo, os serviços de certificado de origem, o qual bateu recorde mais de uma vez durante a pandemia, do certificado digital, o qual ganha a cada dia mais adeptos, e o curso de Classificação de Degustação de café, que deverá ganhar uma versão à distância (EAD), também foram
 
Aprovações
Primeiramente, houve a leitura, pelo diretor executivo, Marcio Calves, do relatório da auditoria Apply Auditores Associados e, na sequência, o parecer do Conselho Fiscal. Ambos recomendando a aprovação das contas pela Assembléia Geral.
 
Ainda durante a reunião, foi aprovado o relatório anual de atividades da diretoria executiva do exercício de 2020.