Portos de Leixões e Viana do Castelo assinam protocolo de descarbonização

Fonte: Portos de Portugal (14 de dezembro de 2020)

Foto: Reprodução


 
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) assinaram dia 9 um protocolo com vista à descarbonização dos portos de Leixões e Viana do Castelo.
 
O acordo surge na sequência da decisão tomada pela administração portuária em interditar a entrada e circulação das viaturas pesadas mais poluentes dentro das infraestruturas (Euro I, II, III e IV) nos portos de Leixões e Viana do Castelo, a partir de 1 de janeiro.
 
“Para que a adaptação seja gradual, está previsto um período de transição para as viaturas que, a 31 de dezembro deste ano, estejam já registradas nos respectivos portos. Para os caminhões EURO I e II, os classificados como mais poluentes, este período será de 24 meses e, as viaturas EURO III e IV, terão 36 meses para a adaptação”, explica a APDL em comunicado.
 
Para além desta medida, o acordo prevê a redução dos tempos das operações, designadamente o levantamento e entrega de contentores marítimos ou outras mercadorias, contribuindo para a diminuição da emissão de gases para a atmosfera e para a redução da emissão de ruído provocado pela circulação e pela atividade de camiões dentro da área portuária.