Brasil deve exportar em 2020 volume de café próximo ao do ano passado

Fonte: Valor Econômico (14 de julho de 2020)

O Brasil deverá ter uma boa performance nos embarques de café no segundo semestre, especialmente a partir de agosto, quando em torno de 80% da safra 2020/21 terá sido colhida. É o que estima o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Nelson Carvalhaes. “Vejo toda a chance de encerrarmos o ano civil com números próximos aos do ano passado”, afirmou. Em 2019, o Brasil embarcou 40,6 milhões de sacas.
 
No primeiro semestre de 2020, o país exportou 19,6 milhões de sacas, queda de 3,8% em relação a igual período do ano passado. A receita no período foi de US$ 2,5 bilhões, 0,1% maior que de janeiro a junho de 2019.
 
Apesar do otimismo, Carvalhaes evitou fazer estimativas para a safra 2020/21, cuja colheita já está quase na metade e tende a ser farta e de alta qualidade. No ciclo 2019/20, os embarques recuaram 3,6%, para 39,9 milhões de sacas, diante da oferta reduzida por causa da bienalidade negativa do arábica.
 
“Estamos numa época muito difícil (em função da pandemia), mas o Brasil se estruturou e vendeu bem no fim do ano passado e no começo deste ano”, afirmou Carvalhaes, referindo-se à produção da safra 2020/21.
 
Segundo ele, a atual safra é boa, tanto na qualidade quanto no volume — ainda que a perspectiva de produção recorde não seja unanimidade no setor —, o que inclui o conilon.
 
“Vamos ter que esperar andar um pouco para ver como será essa performance a partir de janeiro. Acredito que o país continuará vendendo bem e honrará seus compromissos com absoluta tranquilidade”, afirmou Carvalhaes.
 
Ele disse que o mercado de café sentiu muito a queda do consumo em hotéis, restaurantes e cafeterias, mas firmou que o consumo doméstico teve incremento. “ Com a reabertura paulatina que ocorre no mundo (o setor) poderá recuperar uma parte deste mercado”.