Exportações devem bater recorde no próximo ano

Fonte: Valor Econômico (29 de novembro de 2019)

Conforme as projeções do banco, os frigoríficos brasileiros devem exportar 2,39 milhões de toneladas em 2020, aumento de 10,6% ante as 2,08 milhões de toneladas projetadas para este ano. As vendas externas de 2019 já devem aumentar 3,8% ante o ano passado. A China responde por mais de 30% das exportações de carne bovina do país.
 
Ontem, em coletiva, o analista do banco Wagner Yanaguizawa, disse que a epidemia de peste suína africana na China deve continuar estimulando a demanda por carne.
 
“O vírus não foi controlado e não será no curto prazo”, disse o analista. De acordo com o Rabobank, a produção de carne suína na China deverá recuar 25% neste ano, uma queda de 13 milhões de toneladas. Para o ano que vem, a queda acumulada deve ser da ordem de 12,5%, de acordo com o banco holandês. O país asiático é o maior consumidor de carne suína, respondendo por 50% da produção.
 
A demanda chinesa também deve ajudar a sustentar o crescimento das exportações brasileiras de carne de frango e carne suína. O Rabobank estima que os frigoríficos brasileiros exportarão 3,9 milhões de toneladas de carne de frango no próximo ano, incremento de 2,6% ante as 3,7 milhões de toneladas previstas para este ano.
 
No caso da carne suína, mercado no qual o Brasil é o quarto maior exportador, a expectativa do Rabobank é que as exportações aumentem 14,5% em 2020, passando das 828 mil toneladas projetadas para este ano para 948 mil toneladas. A China também é o maior destino.