Terminais da APM entregaram US$ 9,5 milhões ao Estado da Costa Rica após um ano de operações em Limón
Fonte: Mundo Marítimo (29 de outubro de 2019)
No domingo, 27 de outubro, a empresa APM Terminals, que opera o Moín Container Terminal (TCM), comemorou um ano de operações em Limón, Costa Rica. Por isso, como parte da taxa a ser paga, ele entregou US $ 9,5 milhões ao Estado.
Espera-se que o dinheiro seja investido em obras de desenvolvimento para o Caribe. Além disso, estima-se que a contribuição da empresa exceda US $ 1.717.000, durante os 30 anos da concessão.
Embora os serviços e os berços do terminal tenham sido inaugurados em fevereiro de 2019, há um ano, o navio “Cap Beatrice” se tornou o primeiro a ser servido no terminal. O navio trouxe 300 contêineres vazios que levaram oito horas para serem descarregados.
O diretor geral da APM Terminals, Hartmut Goeritz, comentou que a TMC “abriu os horizontes do Caribe da Costa Rica para aumentar a eficiência portuária, atrair navios com maior capacidade, bem como elevar os níveis de competitividade e conectividade com outros portos do mundo”.
Até agora, a TCM mobilizou 851.000 contêineres e abriu rotas comerciais diretas para Algeciras na Espanha, Dunquerque na França e Xangai na China. Isso gerou novas oportunidades para o setor de exportação da Costa Rica e para a região da América Central.