Brasil ganha novos mercados para exportação de gelatina e refresco de açaí
Fonte: Revista Oeste (19 de maio de 2023)
O agronegócio brasileiro conquista mais dois mercados para exportação: Egito e Índia. Ambos países autorizaram a importação de gelatina e refresco de açaí, respectivamente.
Para o Egito, poderão ser comercializadas a gelatina e o colágeno de qualquer estabelecimento sob Serviço de Inspeção Federal (SIF) que cumpra os requisitos sanitários e que esteja acreditado pela empresa ISEG Halal. O país é um mercado com potencial, tendo em vista que importou cerca de US$ 6,5 milhões por ano dos produtos brasileiros em 2021 e em 2022. O processo para abertura do mercado teve início em março deste ano e foi concluído na ultima segunda-feira 15.
O açaí brasileiro também ganha destaque na Ásia com a abertura do mercado indiano para a importação do refresco da fruta, que deverá ser comercializado embalado em caixa e não refrigerado.
Novos mercados para o agro brasileiro
Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já contabiliza a abertura de 20 mercados nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação de produtos de diversos setores da agropecuária.
“Estamos retomando os laços fraternais do Brasil e a nossa trajetória de uma diplomacia reconhecida que, aliada à qualidade da nossa produção, tem permitido que cada vez mais produtos brasileiros cheguem a mais lugares do mundo”, comentou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Segundo o ministro, os novos mercados intensificam a produção brasileira e gera oportunidades para os trabalhadores do campo e também da cidade.