Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Desestatização de Santos: “Estamos no limite em termos de prazo”

Fonte: Portal BE News (31 de maio de 2022)

Novo secretário de Portos é destaque no quadro Brasil Export

 

“Estamos no limite, em termos de prazo (no processo de desestatização do Porto de Santos)”, afirmou o novo secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Mario Povia, durante sua participação no quadro Brasil Export, no programa ZR News, nesta segunda-feira.

 

O projeto de desestatização do principal porto do Brasil acaba de concluir sua fase de consulta pública e deve ser enviado para a apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU). O Governo deseja realizar o leilão de privatização no final do ano.

 

Ao ser questionado sobre o andamento desse processo, Povia destacou que “estamos no fio da navalha em termos de prazo, mas vamos buscar fazer as licitações previstas para este ano”. E completou: “Evidentemente há um risco de termos um atraso. Mas estamos trabalhando para mitigarmos esse risco e entregarmos (ao TCU) um material com absoluta  qualidade e que tenha aí a possibilidade de receber a aprovação da corte de contas”.

 

Povia também informou que dará continuidade às atuais políticas públicas da pasta, com destaque para a BR do Mar, programa de incentivo à navegação de cabotagem. E ainda pretende implantar a BR dos Rios, iniciativa voltada ao apoio ao transporte fluvial. “Pretendemos dar total ênfase a seu desenvolvimento, dentro de uma estratégia de valorização da intermodalidade”, comentou.

 

O quadro Brasil Export, no programa ZR News, é transmitido ao vivo às segundas-feiras, a partir do meio-dia, pelo portal BE News, pela rádio Santos FM (92,5FM, na Baixada Santista) e pelo canal da ZR News no YouTube. Ele tratou do processo de desestatização do Porto de Santos e de seus planos para o setor. Na edição desta segunda-feira, dia 30, participaram Ricardo Molitzas, diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e presidente do Conselho do Santos Export (um dos eventos regionais do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária), e o especialista em RH portuário Hudson Carvalho. A apresentação foi do jornalista Zerri Torquato.

 

O programa pode ser conferido abaixo: