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Maersk arrebata o primeiro lugar da Cosco em número de contêineres transportados


Fonte: Mundo Marítimo (29 de abril de 2022 )
Números de remessas das linhas de navegação começam a retornar aos números pré-pandemia

Os volumes embarcados da Cosco caíram abaixo dos da Maersk no último trimestre de 2021, depois que as cargas da companhia de navegação chinesa caíram 13% ano a ano. A Maersk, por sua vez, mais uma vez ultrapassou sua rival depois de registrar uma queda muito mais modesta nos embarques no mesmo período de 4%, relata a Alphaliner .

 

As duas companhias de navegação competem pela maioria dos embarques (excluindo a MSC, que não publica números) desde meados de 2018, quando a Cosco adquiriu a OOCL. Até recentemente, o grupo chinês parecia estar prevalecendo, tendo superado os volumes carregados pela Maersk por seis trimestres consecutivos a partir do segundo trimestre de 2020. No entanto, a diferença permanece marginal, com apenas 60.000 TEUs separando as duas linhas nos últimos anos. 2021.

 

No geral, as oito principais companhias marítimas registraram volumes de transporte de 25,4 MTEUs no trimestre outubro-dezembro de 2021, o que equivale a uma queda de 8% em relação ao ano anterior.

 

Os problemas de congestionamento continuam a sufocar o movimento de contêineres, apesar da alta demanda, enquanto a escassez de contêineres e os problemas contínuos de tripulação exacerbaram o problema, ocupando mais capacidade da frota por TEU.

 

Apesar disso, há sinais de retorno aos níveis pré-pandemia. O total de embarques para as oito linhas de navegação atingiu 103,6 MTEUs em 2021, acima dos 100,8 MTEUs em 2020, quando os volumes do primeiro semestre foram severamente afetados pelo impacto do COVID-19. Isso está um pouco acima dos 102,9 MTEUs registrados em 2019, o último período não afetado pelo vírus.

 

Com a Maersk, por enquanto, restabelecida no primeiro lugar, seguida de perto pela Cosco, não há mudança nos próximos dois rankings. Embora a CMA CGM tenha mostrado uma queda ano a ano nos embarques no quarto trimestre, transportou um total de 22 MTEUs em 2021, um aumento de 2% em relação ao pré-COVID-19, e permanece confortavelmente a terceira maior linha de transporte em termos de volumes transportados. 

 

É seguida pela Hapag-Lloyd em quarto lugar, que registrou embarques de 11,8 MTEUs em 2021, número que permaneceu estável em relação a 2020, mas caiu -1% em relação a 2019.

 

Entre as operadoras menores, ZIM e Wan Hai Lines apresentaram o maior crescimento. A Wan Hai registrou volumes enviados de 4,9 MTEUs em 2021, um aumento de mais de 10% em relação a 2019. A ZIM registrou 3,4 MTEUs em remessas para 2021, um salto acentuado dos 2,8 MTEUs registrados tanto em 2019 quanto em 2020.

 

Os números, embora mostrem os contêineres transportados, não refletem as toneladas-milhas transportadas, fator na comparação das transportadoras de longa distância com aquelas com operações intra-regionais substanciais.

 

As taxas médias por TEU aumentaram novamente para todas as companhias marítimas no último trimestre de 2021, embora os desempenhos individuais tenham sido mistos, refletindo a exposição das companhias marítimas às principais rotas leste-oeste e sua participação nos negócios spot. No entanto, a maioria ganhou mais de US$ 2.500 por TEU no período, com a ZIM quebrando a marca de US$ 3.500 por TEU pela primeira vez.

 

Em média, as receitas por TEU aumentaram 13% em relação ao trimestre anterior, à medida que o ritmo das tarifas continuou.

 

As primeiras indicações de linhas como a OOCL, que divulgou sua atualização operacional na semana passada, sugerem outro aumento trimestral nas taxas de TEU nos primeiros três meses de 2022.


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