SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Comitê com membros da Abiquim e SPA promove melhorias no fluxo logístico de cargas químicas no Porto de Santos

Comitê com membros da Abiquim e SPA promove melhorias no fluxo logístico de cargas químicas no Porto de Santos


Fonte: Santos Port Authority (21 de dezembro de 2020 )

As obras no píer São Paulo, da Ilha Barnabé, no Porto de Santos, foram iniciadas no dia 16 de dezembro e o comitê técnico, que tem entre seus integrantes representantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e da Santos Port Authority (SPA) já desenvolveu ações para minimizar os impactos no fluxo logístico de produtos químicos em granéis líquidos.

 

O comitê, formado em outubro deste ano, realiza reuniões periódicas, nas quais são debatidas e desenvolvidas ações para melhorar a eficiência logística dos terminais destinados a granéis líquidos, como produtos químicos e combustíveis, enquanto são realizadas obras – primeiro no píer São Paulo e depois no Bocaina, ambos na Ilha Barnabé.

 

O comitê colabora no desenvolvimento de novas propostas para procedimentos de carga e descarga nas pranchas de operação e aplicabilidade dos procedimentos de atracação previstos com total apoio da autoridade portuária. Atualmente, estão em finalização as obras de recuperação do dolfim 10 do ALA1 da Alemoa, importantíssimo para absorver o grande volume de movimentação de combustíveis; foi estabelecida a comunicação prévia das interdições para dragagem e demais manutenções nos berços, além de serem realizadas concomitantemente com outras obras aumentando disponibilidade, primando pelas questões de segurança; aplicabilidade das sanções previstas nas normas de atracação aos que descumprem o novo regulamento, que são um marco na nova administração do Porto.

 

Essas e outras ações já resultam na redução do tempo de espera para atracação nos terminais líquidos da Alemoa estando em 7 dias atualmente, em média, o que possibilita que mais embarcações possam utilizar os píers da Alemoa e a diminuição dos custos.

 

As obras na Ilha Barnabé devem ser realizadas em 16 meses, sendo 8 meses em cada berço. A estimativa da SPA, contudo, é de que, com a curva de aprendizado no primeiro berço, além de medidas para aumentar a produtividade, seja possível encurtar o prazo no Bocaina. O comitê trabalha em procedimentos para que seja possível operar com segurança nos períodos noturnos, fins de semana e feriados, concomitantemente com as obras.

 

“O diálogo aberto e franco entre os usuários do Porto de Santos e demais intervenientes com a autoridade portuária, gera resultados expressivos e avanços inimagináveis no tocante a eficiência, competitividade, segurança, regramento e isonomia, consequentemente beneficiando todo o País com a redução do ‘custo brasil’”, explica o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino.

 

Para o diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, o entendimento entre usuários e a Autoridade Portuária é um grande benefício para a estrutura e funcionamento do Porto. “Estas obras na Ilha Barnabé são urgentes para garantir o bom funcionamento dos píeres de atracação e evitar danos futuros. Estamos programando os trabalhos de modo a afetar o mínimo possível às operações, e construindo o cronograma sempre a partir da escuta junto aos usuários”, afirma Ribeiro. O diretor ressalta, ainda, que, enquanto as obras ocorrerem, sempre haverá dois berços operando na Ilha.

 

Santos Port Authority (SPA)

Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim)


Mais lidas


Os dados divulgados pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em seu balanço operacional de março, apontam um recorde histórico na movimentação de cargas. Foram mais de 15,16 milhões de toneladas que passaram pelos terminais do Porto de Santos, um crescimento de 10,4% comparado com a marca histórica anterior, conquistada em agosto de 2020.   O […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais