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MOL junta-se à iniciativa de implantar energia eólica para navegação comercial

Fonte: Porto Tecnologico (09 de dezembro de 2020)

A Mitsui OSK Lines (MOL) juntou-se a uma ampla parceria corporativa-acadêmica em uma iniciativa de emissão zero chamada ‘Wind Hunter Project’, buscando novas aplicações para combustível hidrogênio e energia eólica.


 
Além do MOL , os participantes incluem Ouchi Ocean Consultant, Inc., Instituto Nacional de Pesquisa Marítima (NMRI) do Instituto Nacional de Tecnologia Marítima, Portuária e de Aviação (MPAT), Smart Design Co., Ltd., Escola de Graduação em Ciências de Fronteira da Universidade de Tóquio, West Japan Fluid Engineering Laboratory Co., Ltd., Nippon Kaiji Kyokai (ClassNK) e Miraihene Planning LLC. O grupo realizou sua primeira reunião neste mês.
 
A empresa descreveu o Projeto Wind Hunter como o “projeto definitivo de direção com emissão zero” e disse que ele combina a tecnologia de propulsão eólica e a energia eólica convertida para gerar um suprimento estável de hidrogênio.
 
O Projeto Wind Hunter aplica esta tecnologia de vela e combina portadores de hidrogênio e células de combustível com hidrogênio gerado por eletrolisador cuja energia é gerada por turbina de geração de energia.
 
Essa combinação de tecnologia de vela e hidrogênio permitirá que os navios naveguem dentro do cronograma, mesmo em períodos de vento fraco, e a equipe do projeto planeja estudar a aplicação do fornecimento de hidrogênio gerado no mar para uso em terra. Ambas as aplicações visam criar um negócio de emissão zero, livre de qualquer emissão de gases de efeito estufa (GEE).
 
Como uma primeira etapa, a equipe do projeto demonstrará o estudo de viabilidade de tal conceito usando um iate à vela e verificará a função e o desempenho de uma série de operações de ciclo, ou seja, geração de energia de turbina, geração / armazenamento de hidrogênio e propulsão relacionada a células de combustível (consulte o diagrama conceitual). A próxima etapa será uma demonstração usando um vaso maior.
 
Uma das medidas da Visão Ambiental 2.0 do MOL Group é “Implantar embarcações de alto mar comerciais ‘Emissões zero de GEE líquidas’ até 2030”, com o objetivo de reduzir os GEEs nas cadeias de valor de transporte marítimo internacional.