SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Quão longe você consegue ver em mar aberto?

Quão longe você consegue ver em mar aberto?


Fonte: Poder Naval (4 de dezembro de 2019 )

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.

 

Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 m.

 

Para um observador em pé em uma colina ou torre com 30 metros de altura, o horizonte fica a cerca de 21 km (11,5 milhas).

 

Um observador no topo de um arranha-céu (300m), poderá ver a cerca de 67 km (36,3 milhas).

 

Se você estiver no topo do Monte Everest, ou em um avião (9.000 m de altitude), poderá ver a cerca de 340 km.

 

Em geral, se você está a x metros de altura e x é muito menor que o raio do planeta Terra, a fórmula da distância em metros é:

Para calcular isso, veja esse diagrama simples:

 

Seja R o raio da Terra e x seja a altura do observador. A linha vermelha mais alta é a sua linha de visão, e a distância entre os olhos e o local em que ela cruza a superfície da Terra é a distância do horizonte.

 

Um lado do triângulo tem comprimento R; a hipotenusa tem comprimento R + x, e por Pitágoras, o terceiro lado, portanto, tem comprimento de:

A menos que você seja muito alto, x é muito menor que R (que é ~ 6.400.000 metros), então

Você pode notar que a distância entre os olhos do observador e o horizonte não é a mesma que a distância entre os pés do observador e o horizonte, mas para x pequeno a diferença é irrelevante.

 

Navio na linha do horizonte e navio atrás da linha do horizonte

 

O navio mais próximo está a 4,9 milhas de distância e o mais distante a 10,2 milhas. Notar que o navio mais distante começa a desaparecer atrás da linha do horizonte

 

Veleiro atrás da linha do horizonte

 

O casco de um veleiro desaparece na linha do horizonte, deixando visíveis apenas as velas. Para o observador, quanto mais distante o veleiro, mais ele “afunda” no horizonte até desaparecer

Um navio no periscópio de um submarino

 

O contratorpedeiro Pará visto pelo periscópio de um submarino da classe Tupi. Como a altura do periscópio fora da água é de cerca de 3 metros, o alcance máximo é de 3,6 milhas (6,7 km)

Para aqueles que tem dificuldade com matemática, há um monte de tabelas produzidas em vários livros náuticos, como Norries ou Browns, que fazem todo o cálculo para você, basta entrar na tabela com a sua altura e ler a distância até o horizonte. Uma googleada rápida também ajudará a encontrar essas tabelas.

 


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais