Uma visita técnica ao Porto de Santos, pelo lado de mar, foi programada para mostrar a Comitiva do Ministério da Agricultura, a infraestrutura do Porto e os investimentos dos Operadores Portuários em terminais. Para isso, eles percorreram todo o canal do estuário, em lancha.
A visita foi programada pelo SOPESP e pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP). Partindo da área da Alfândega, a lancha rumou para os terminais do trecho 4 do canal e em seguida dirigiu-se aos demais trechos, conhecendo outros terminais pela visão do canal, até a Ponta da Praia. Ali, a Comitiva pode conhecer o Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês), com explanação técnica sobre o serviço.
Além de conhecer o Porto, a visita foi importante no aspecto da Comitiva do Ministério verificar a grande diversidade de operações realizadas, justificando os recentes pleitos do setor portuário pela manutenção do quadro de pessoal da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) em Santos.
A empresa Fabiana Transportes cedeu uma de suas lanchas para a realização da visita técnica pelo estuário e recebeu agradecimento especial do SOPESP e da CODESP por sua adesão ao evento.
Na visita, o SOPESP foi representado pelo membro do Conselho Fiscal Eliezer da Costa Giroux e por seu Gerente-executivo, Thiago Benito Robles. Representando a CODESP estavam as assessoras do presidente, Fernanda de Souza Machado e Maria Cecília Inocêncio Prado. Também participou da visita o chefe do Vigiagro Santos, André Okubo, e demais membros da comitiva.