NOTÍCIAS

Home   /   Project
Foto: Fórum Brasil Export

 

Lideranças empresariais do setor de logística e infraestrutura portuária e parlamentares realizaram visita técnica ao Porto de Santos, em evento promovido pelo Brasil Export e pelo Instituto Brasil Logística, no dia 3 de dezembro de 2020.

 

O Senador Wellington Fagundes (PL-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura liderou a comitiva.

 

Antes disso, a diretoria da Santos Port Authority recebeu a comitiva, para apresentar os balanços de movimentação portuária nos últimos meses do ano.

 

O SOPESP esteve representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

Com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas foi realizado no dia 1 de dezembro de 2020 o seminário Porto & Mar 2020, promovido pelo Grupo Tribuna. O evento inaugurou as novas instalações do Santos Convention Center.

 

O evento contou com painéis sobre “O futuro do Porto de Santos: desestatização e novos investimentos”; “Os planos do Ministério da Infraestrutura para Santos e o sistema portuário nacional”; “Uma nova relação porto-cidade na região”; e “Inovação tecnológica no setor portuário”.

 

O SOPESP compareceu ao seminário, representado pelo Diretor-executivo José dos Santos Martins, pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas e por Leonardo Felix Ribeiro.

 

Com o objetivo de estimular o debate sobre o uso do modal hidroviário na Baixada Santista, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos realizou no dia 26 de novembro de 2020 o 8º Seminário Hidrovia Já, com a participação de especialistas do setor.

 

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo e contou com a presença do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokrski, entre outros participantes. Por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus o evento foi transmitido pelo canal do YouTube da associação.

 

A ideia de uso do transporte hidroviário se dá tanto para cargas como para a melhoria da mobilidade urbana.

 

O SOPESP participou da webinar, representado por seu Diretor-executivo José dos Santos Martins.

 

 

O Brasil Export 2020 – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2020 no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, encerrando a maratona de cinco fóruns regionais pelo País.

 

 

Durante o evento foi anunciado um pacote de novidades para o evento em 2021, como a retomada do Santos Export, a criação de novos conselhos (internacional e feminino), ampliação de atividades do Brasil Hack Export e implantação de um calendário de eventos permanente para o ano todo do Fórum.

 

Também foi anunciada que a equipe DLPortos foi a grande vencedora do Brasil Hack Export. O time levou o grande prêmio de US$ 5 mil e também uma viagem para Singapura, onde seus participantes conhecerão complexo de inovação do porto local.

 

O SOPESP esteve presente ao evento, representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

O Brasil Hack Export teve a sua abertura realizada em live no dia 13 de novembro de 2020, como evento de tecnologia e inovação ligado ao Brasil Export 2020, Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária.

 

Os competidores se empenharam para apresentar resultados a desafios de equipes como desafio para conhecer a eficiência dos portos do Brasil durante o escoamento das safras com o uso do Porto sem Papel e ainda para obter soluções para otimizar a logística portuária usando inteligência artificial.

 

Os competidores tiveram o apoio de três times de mentores. O vencedor seria conhecido no primeiro dia do Brasil Export 2020, dia 23 de novembro, em evento em Brasília.

 

O SOPESP participou da live, representado pelo Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

Um encontro virtual com o objetivo de debater os principais temas jurídicos de relevância para o setor portuário foi promovido no dia 30 de outubro pelo SOPESP, entre os representantes jurídicos das empresas associadas. O encontro foi intermediado pela Assessora Jurídica do SOPESP, Dra. Gislaine Heredia.

 

Foto: Brasil Export

 

O Fórum Brasil Export realizou no dia 26 de outubro a sua reunião do Nordeste Export, reunindo especialistas e autoridades no Porto de Suape, no sul de Pernambuco.

 

Com extensa programação foram debatidas as principais questões que envolvem o setor portuário na região Nordeste.

 

O SOPESP esteve presente ao evento, representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

O SOPESP é um dos patrocinadores do evento, que conta com o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

Foto: Brasil Export

 

O presidente do SOPESP, Régis Prunzel e o Gerente Executivo Ricardo Molitzas participaram do evento Sudeste Export, realizado nos dias 19 e 20 de outubro no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

 

Sobre o evento, Régis Prunzel observou: “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do País. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para a sustentabilidade do setor”.

 

O SOPESP é um dos patrocinadores do evento, que conta com o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.

 

Confira entrevista do Ricardo Molitzas, Gerente Executivo do SOPESP:

 

Foto: Carlos Nogueira

Mantendo a tradição em anos eleitorais, a Associação Comercial de Santos recebeu em sua sede, individualmente, 10 dos 16 candidatos a prefeito de Santos na eleição deste ano.

 

O objetivo foi o de proporcionar a eles a apresentação de seus planos de governo, aos empresários associados à instituição e convidados.

 

O SOPESP esteve presente, representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

Foto: Brasil Export

 

O evento Sul Export foi realizado nos dias 5 e 6 de outubro no Bourbon Curitiba Convention Hotel, em Curitiba, no Paraná.

 

O Sul Export faz parte do calendário de promoções do Fórum Brasil Export. Durante os dois dias foram debatidas questões sobre os principais desafios da operação de transportes na região Sul e seus impactos na logística nacional.

 

O SOPESP esteve presente ao evento, representado por seu Gerente-executivo Ricardo Molitzas.

 

O SOPESP é um dos patrocinadores do evento, que conta com o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura.