OPERADOR PORTUÁRIO

Home   /   OPERADOR PORTUÁRIO

Os Operadores Portuários realizam a Gestão de Terminais Marítimos e Fluviais de uso público e privado, envolvendo o armazenamento no parque portuário de mercadorias provenientes de ou destinadas ao transporte aquaviário; a operação e gestão de equipamentos destinados à carga e descarga; e a carga e descarga de embarcações. Essas atividades desempenhadas pelos operadores são de grande importância para o País, pois o seu papel principal está em tornar viáveis e cada vez mais competitivas as operações de importação e exportação.

SERVIÇOS PRESTADOS PELOS OPERADORES PORTUÁRIOS

MOVIMENTAÇÃO

PASSAGEIROS E BAGAGENS

Envolve as atividades e procedimentos relacionados com a movimentação de embarque ou desembarque de passageiros, tripulantes e bagagens.

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAMENTO

GRANEL

Operações de carga, descarga e armazenamento de cargas sem acondicionamento, sem marca de identificação ou contagem de unidades. Podendo ser:

SÓLIDO
Como exemplos minérios (bauxita, carvão), sal, trigo, soja, fertilizantes e etc.

LÍQUIDO
Como exemplos óleos vegetais, sucos, petróleo e seus derivados.

CONTÊINERES
Operações de carga, descarga e armazenamento de contêineres.

VEÍCULOS
Operações de carga, descarga e armazenamento de veículos.

CARGA GERAL
Operações de carga, descarga e armazenamento de cargas transportadas com acondicionamento, seja com embalagem de transporte ou unitização, com marca de identificação e contagem de unidades. Podendo ser soltas ou unitizadas.

PROJETOS
Operações de carga, descarga e armazenamento de cargas de projetos que têm como característica o excesso de dimensões e/ou tonelagem que impossibilite o seu carregamento dentro de contêineres, exigindo equipamentos especiais para movimentação.

OS OPERADORES PORTUÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Atualmente existem 251 pessoas jurídicas ativas classificadas na Atividade Econômica de Operador Portuário no Estado de São Paulo, porém conforme a Lei 12.815/2013 é considerada Operador Portuário apenas a pessoa jurídica pré-qualificada por Autoridade Portuária.
Desse modo, são pré-qualificadas pela Companhia Docas de São Paulo (CODESP) e de São Sebastião (CDSS) 107 pessoas jurídicas que são administradas (controladas) por 62 empresas.