SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Evento   /   Santos Export 2017

Santos Export 2017


Tecnologia, sustentabilidade e acessos ao Porto de Santos estão entre os temas que serão debatidos na 15º edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. Os preparativos para o evento foram iniciados ontem, com uma reunião entre autoridades e empresários do setor no auditório da TV Tribuna, na Cidade. Neste ano, o fórum será realizado em 11 e 12 de setembro, na Cidade.

O Santos Export – organizado pelo Grupo Tribuna e pela Una Marketing de Eventos – se consolidou como um dos maiores fóruns de debates portuários do País.

As evoluções tecnológicas, que incluem a automação de terminais e ainda a formação de mão de obra especializada, estão entre os temas que serão debatidos no evento neste ano. As discussões ainda vão incluir as iniciativas para aumentar a sustentabilidade e a segurança das operações portuárias.

Neste contexto, o monitoramento eletrônico de cargas entre o terminais retroportuários e pontos de embarque, que faz parte das novas regras impostas pela Alfândega do Porto de Santos, será discutido. Os planos de segurança para evitar acidentes no Porto de também serão debatidos.

Em relação aos acessos ao complexo marítimo, um dos temas de destaque será as alternativas para o transporte ferroviário de cargas entre o Planalto e a Baixada Santista. Os gargalos e os planos de expansão, que incluem o transporte de até 90% das cargas que se destinam ao Corredor de Exportação, na Ponta da Praia, estão entre os temas de debate.

Assim como em outras edições do Santos Export, o acesso aquaviário terá destaque. Além das discussões sobre a nova gestão da dragagem do Porto, com a possibilidade de concessão do serviço à iniciativa privada, as obras necessárias para evitar transtornos causados pelo aumento do nível do mar estão entre os destaques do evento.

“Procuramos ver o que está sendo debatido entre as autoridades, os terminais e entidades empresariais de classe para trazermos para uma discussão mais ampla. É importante vermos o que está se fazendo em outros portos, mas nós temos a realidade daqui. Toda iniciativa é válida para trazer o que há de melhor para a nossa realidade”, destacou o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini.

Neste ano, após o fórum, uma comitiva de autoridades e empresários do cais santista visitará o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Lá, terão reuniões setoriais e farão visitas aos terminais do segundo maior complexo portuário da Europa.


Mais lidas


View this post on Instagram #Repost @brasilexport Presidente do #SOPESP fala sobre Sudeste Export; garanta já a sua inscrição “Participamos do Sudeste Export pela conectividade dos assuntos estratégicos do setor portuário, envolvendo todos os atores que movimentam os principais portos do país. Tendências tecnológicas, ambientais, legais e previsibilidade de fluxos logísticos são temas cruciais para […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

  O município de Balneário Barra do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, poderá ganhar um empreendimento portuário vinculado a um complexo empresarial e de serviços. O empreendimento projetado – por ora é só isso, uma intenção – é denominado “Super porto BBS”. Dizem os investidores potenciais que o negócio poderá ocupar área de […]

Leia Mais