SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Evento   /   Congresso Latino – Americano de Ciências do Mar (Colacmar)

Congresso Latino – Americano de Ciências do Mar (Colacmar)


O Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR é o mais importante evento técnico-científico de Ciências do Mar da América Latina. Sua programação conta com a apresentação das mais recentes iniciativas voltadas à pesquisa e à inovação tecnológica.
Em sua 17ª edição envolve pesquisadores, profissionais e estudantes de organizações, instituições e empresas públicas e privadas da América Latina, Caribe e de outros continentes, interessados no desenvolvimento das Ciências do mar.

É um evento bianual organizado pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar – ALICMAR em parceria com instituições e universidades locais, alternando sua realização entre países-sede situados do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, e entre o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte.

São inúmeros os temas abordados nas edições do COLACMAR, como: os aspectos da biologia e dos ecossistemas costeiros; a contaminação ambiental; o ensino das Ciências do Mar e da Oceanografia; as políticas de cooperação regional; a educação ambiental; a tecnologia de alimentos; a pesca e a maricultura; os processos costeiros e oceânicos; as mudanças climáticas globais; as políticas públicas de conservação da biodiversidade; as operações sísmicas; a exploração do petróleo e do gás natural e entre tantos outros.

Data: 13 a 17 de novembro/2017
Local: Hotel Sibara – Avenida Brasil, 1500, CEP: 88330-901- Balneário Camboriú, SC
Programação: http://docs.wixstatic.com/ugd/847104_54125594c2184d74a751f1c23a3e7174.pdf


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais