SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Agronegócio movimenta Porto

Agronegócio movimenta Porto


Fonte: Agrolink (5 de agosto de 2022 )

Localizado nos municípios de Santos, Guarujá e Cubatão, no litoral de São Paulo, o porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina. Inaugurado em 1892, o porto concentra 26,5% da produção nacional e engloba mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Com recordes de movimentação de cargas e melhor marca histórica em 2022, afinal foram 80,7 milhões de toneladas que atravessaram os mares.

 

Entre os principais fatores desse aumento, estão as cargas de agronegócio.  O destaque de julho, por exemplo, foi para os grãos da soja com 26,1 milhões de toneladas, em segundo lugar, o milho com 1,8 milhões de toneladas, a celulose com 3,9 milhões de toneladas e por último as cargas de fertilizantes com total de 4,1 milhões de toneladas. Carnes, óleo combustível, sucos cítricos e descargas de enxofre também se sobressaíram se comparado ao mesmo período de 2021.

 

Já a carga conteinerizada teve soma de 2,4 milhões de TEUs (Unidade de medida equivalente a Vinte Pés, refere-se à capacidade de carga usada para descrever um container, em número absoluto é a segunda melhor marca para o período. Por último, as atracações no mês de junho, tiveram um acréscimo de 2,1% se comparado ao ano anterior, O aumento das atracações passou de 433 para 2.526.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais