Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Porto de Paranaguá recebe embarcação da Marinha para atividade de formação do Exército

Fonte: Jornal CGN (30 de junho de 2022)

O navio balizador “Faroleiro Mario Seixas”, da Marinha do Brasil, atracou no Porto de Paranaguá. No terminal paranaense, nesta quarta-feira (29), às 13 horas, 40 militares, entre alunos e instrutores do curso de formação de reservistas do Exército Brasileiro, embarcam e seguem para dois dias de atividades de instrução.

 

A embarcação é pequena: mede 35,5 metros de comprimento (loa), 6,7 metros de largura (boca) e opera com calado de 3,8 metros. Apesar do tamanho, o navio conta com todo o apoio operacional da autoridade portuária paranaense.

 

“É como qualquer embarcação. Temos que programar e conciliar essa atividade militar às operações comuns do porto”, explica o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

 

O navio está atracado no berço 206, que geralmente é utilizado para exportação e importação de granéis sólidos. “Como temos um cais bastante dinâmico, nas janelas em que não temos navios operando conseguimos encaixar esses casos extraordinários”, diz.

 

PROGRAMAÇÃO – A passagem pelo porto será breve. Assim que os militares embarcarem o navio zarpa para a instrução. As atividades encerram na sexta-feira (1º). O navio retorna e atraca por volta das 11 horas, para o desembarque dos militares, e parte às 13 horas do mesmo dia.

 

Como explica a Marinha do Brasil, navio balizador é uma embarcação responsável por serviços de sinalização náutica. “Incluem o lançamento e recolhimento de boias e balizas e apoio a reparos em faróis, a fim de contribuir para a segurança da navegação”, diz o capitão Rodrigo Teles.

 

Sediada atualmente em Paranaguá, a embarcação conta com uma tripulação de 19 militares. Na atividade desta quarta, serve de apoio ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 20? Batalhão de Infantaria Blindado.

 

“Na sequência, o navio demandará o porto de Itajaí, numa comissão para o Adestramento do Comandante Nomeado, que assumirá o Comando do Mario Seixas em meados de julho”, afirma Teles.

 

Como ainda explica o capitão, Mario Seixas dos Santos – quem dá nome à embarcação – foi um funcionário público, agente de atividades marítimas fluviais, que se destacou em mais de 40 anos de carreira prestando serviços relevantes de vigilância durante a II Guerra Mundial.

 

Fonte: AEN