Login
Associe-se
NOTÍCIAS

AdaptaBrasil: informações sobre risco climático para o setor portuário estão disponíveis na plataforma do MCTI

Fonte: ANTAQ (25 de maio de 2022)

Evento de lançamento foi nesta terça-feira, em Brasília (DF). Dados sobre o setor são pioneiros no contexto de infraestruturas críticas brasileiras – Foto: ANTAQ

 

A ANTAQ participou, nesta terça-feira (24), do lançamento do módulo com índices de risco climático para o setor portuário brasileiro da plataforma AdaptaBrasil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, do diretor substituto, José Renato Fialho, e do secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales.

 

As informações sobre o setor portuário disponibilizadas na AdaptaBrasil MCTI são resultado de cooperação entre diversas instituições e especialistas e representam um desdobramento do estudo “Impactos e Riscos da Mudança do Clima no Portos Públicos Costeiros Brasileiros”, liderado pela ANTAQ em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

 

A plataforma apresenta informações de 21 portos públicos brasileiros e os indicadores de vulnerabilidade dessas infraestruturas frente à mudança do clima. Os resultados estão acessíveis ao público de uma maneira interativa, permitindo análises exploratórias e subsidiando tomadas de decisão em função dos riscos climáticos atuais e projetados em cada um dos portos.

 

Acesse a plataforma AdaptaBrasil MCTI

 

O evento foi realizado no Auditório Renato Archer, do MCTI, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Pasta, e também contou com a presença da subsecretária de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura, Larissa Amorim; do coordenador-geral substituto de Ciências da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), Luiz Aragão; do diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI), Nelson Simões; e do superintendente substituto de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da ANTAQ, José Gonçalves Neto.

 

Assista à integra do evento.

 

AdaptaBrasil MCTI

A plataforma do ministério consiste em um sistema de informações sobre riscos das mudanças climáticas no Brasil, e oferece subsídios para a tomada de decisão no planejamento de ações de adaptação. Estão disponíveis para consulta online e download, gratuita e para todos os 5.570 municípios brasileiros as análises de risco atual e esperado, tendo em vista cenários de mudanças climáticas. Já estão disponíveis informações sobre doenças, como malária, recursos hídricos, segurança alimentar e segurança energética.