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Porto de Santos – EPL projeta 8 milhões de TEUS até 2047

Fonte: SINDOP (24 de maio de 2022)

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) projeta que o complexo portuário de Santos aumentará sua capacidade de movimentação de contêineres de 5,4 milhões de TEUs, entre 2023 e 2024, para oito milhões de TEUs no período de 2028 a 2047. As estimativas levaram em conta os projetos de expansão da BTP, DP World e da Santos Brasil e o arrendamento da área STS-10, que o governo pretende licitar ainda este ano.

 

A EPL considerou o futuro operador do Tecon da área STS-10 começando a movimentar em 2023, primeiro ano do novo contrato, cerca de 300 mil TEUs hoje operados pela Ecoporto Santos, aumentando para um milhão de TEUs na segunda fase do novo terminal, prevista para 2026. De acordo com o estudo, a movimentação do STS-10 chegará a dois milhões de TEUs em 2034 e se estabilizará em 2,3 milhão de TEUs, por volta de 2040.

 

“Entre 2035 e 2040, ele [terminal STS-10] já chega à capacidade máxima do terminal de 2,3 milhões de TEUs. A partir de 2038, mantemos essa movimentação ‘flat’, até chegar ao final do contrato, em 2047, em 2,3 milhões de TEUs”, detalhou o especialista portuário da EPL, Thilo Zindel. Em três cenários analisados pela EPL, tendo como ponto de partida a capacidade total de cinco milhões TEUs dos atuais Tecons de Santos, ela dobra para 10 milhões de TEUs ao final do contrato.

 

Na competição pela captura de cargas pelos quatro terminais, os cálculos projetam BTP, Santos Brasil e STS-10 com 25% a 30% de share cada e a DPW Santos com fatia de aproximadamente 16% do mercado devido à capacidade menor de seu terminal em relação aos demais.

 

A EPL estima 15% de ganho eficiência dos terminais ao longo dos 25 anos de vigência do contrato de arrendamento a ser firmado pela autoridade portuária e o arrendatário do STS-10, com ganhos em torno de 0,5% ao ano.

 

Site Portos e Navios – 24/05/2022