SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Mercado de trabalho se estabilizou, avalia OIT

Mercado de trabalho se estabilizou, avalia OIT


Fonte: Valor Econômico (24 de maio de 2022 )

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) avalia que o mercado do trabalho no Brasil se estabilizou em torno do nível atual e já supera o enorme desemprego causado pela pandemia de covid-19.

 

Mas a OIT aponta que a inflação alta pode levar a um maior aperto da política monetária, o que representaria, destaca um economista da entidade, um risco para o mercado de trabalho.

 

A organização aponta que o país teve contração de 14,8% no número de horas trabalhadas em 2020, equivalente a menos 10,8 milhões de empregos comparado ao último trimestre de 2019, pré-pandemia. Essa queda foi de 2,4% em 2021, representando menos 1,740 milhão de vagas de trabalho.

 

No último trimestre de 2021, o número de horas trabalhadas no país voltou a ficar positivo, comparado ao último trimestre de 2019, com alta de 1,7%, com as horas a mais trabalhadas representando 1,290 milhão de empregos em tempo integral de 48 horas por semana.

 

Neste ano, entre janeiro e março, o movimento seguiu positivo, mas com ligeira desaceleração, para uma alta de 1,6%, equivalente a 1,160 milhões de empregos adicionais.

 

Para a OIT, essa leve deterioração entre dezembro e março deve ser vista como uma reversão normal, pois o forte crescimento após a reabertura da economia tem duração limitada. Para a entidade, deve-se esperar que a mudança nas horas trabalhadas no país se estabilize em torno do nível atual.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais