Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Galeão e Santos Dumont serão interligados por barca até o fim do ano

Fonte: Diário do Rio (13 de maio de 2022)

Vista aérea do aeroporto Santos Dumont na cidade do Rio de Janeiro – Foto: Diário do Rio

 

Os aeroportos do Galeão, na Zona Norte do Rio, e o Santos Dumont, na região central da cidade, passarão a ser conectados por barcas até o fim deste ano. O projeto é Secretaria de Turismo do governo estadual e visa interligar os passageiros dos dois principais terminais do município pelo mar. A informação é do colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

 

Segundo o secretário estadual de Turismo, Sávio Neves, informou ao portal, o sistema vai beneficiar os viajantes que têm conexões em aeroportos diferentes e também aliviará o trânsito. Neves fez o anúncio em entrevista à jornalista Mônica Ramos, do programa Gente do Rio, da Band.

 

“Os dois aeroportos ficam na beira da Baía Guanabara. Os passageiros vão pegar o barco e vão comunicar onde estarão hospedados para receber suas bagagens diretamente no hotel”, revelou Neves, sem entrar em detalhes de como funcionará a logística de segurança e tempo de entrega.

 

O secretário afirmou que a proposta solucionará o impasse criado pelo governo de Jair Bolsonaro com o Galeão e o Santos Dumont. O Governo Federal quer privatizar o Santos Dumont, que funciona majoritariamente com voos domésticos. A medida faria com que o aeroporto passasse a operar voos internacionais, interferindo diretamente na operação do Galeão.

 

Para o secretário municipal de Turismo do Rio, Antônio Mariano, a ideia tem o propósito de descomplicar a vida de cariocas e turistas.

“Esta nova medida da Secretaria Estadual de Turismo é muito bem vinda. Todas as grandes cidades do mundo costumam ter mais de um aeroporto e todos eles são interligados para um transporte rápido e descomplicado entre passageiros. Além do mais, este transporte rápido também pode servir para o cidadão que deseje fugir do trânsito da Linha Vermelha, por exemplo. A Secretaria Municipal de Turismo está à disposição para avançar neste projeto em conjunto e transformar o Rio de Janeiro em um lugar cada vez melhor para o cidadão e para o turista”.

 

Ex-secretário de Turismo do Rio, Bruno Kazuhiro vê com bons olhos a iniciativa, mas alerta que só essa medida não resolverá os problemas que o Galeão enfrenta atualmente.

 

“Uma conexão aquaviária entre o Galeão e o Santos Dumont, sem dúvida seria um avanço para a conectividade entre os dois aeroportos. Contudo, é importante ressaltar, que só isso não resolve as questões envolvendo o aeroporto do Galeão. Afinal de contas, se você transfere voos do Galeão para o Santos Dumont, se voos internacionais do Galeão passam a ir para aeroportos de outros estados, infelizmente a barca não vai resolver o esvaziamento, porque poucos vão estar pousando no Galeão. Então fortalecer o Galeão é fundamental, e a barca conectando os dois aeroportos seria um interessante plus”.