SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Empresários querem criar uma rota de comércio marítimo entre Brasil e Cabo Verde

Empresários querem criar uma rota de comércio marítimo entre Brasil e Cabo Verde


Fonte: Datamar News (13 de maio de 2022 )
Foto: Divulgação / Datamar News

 

Recife, capital de Pernambuco, sediou pela primeira vez o Seminário Oportunidades de Negócios com a África. O evento foi organizado pelo Instituto Internacional FEAFRO e pela Câmara de Comércio Afro-Brasileira. Durante suas 28 reuniões, distribuídas por diversas rodadas de negócios, o seminário lançou luz sobre a possibilidade de criação de uma rota marítima comercial ligando o Nordeste brasileiro ao continente africano, tendo Cabo Verde como hub.

 

Um grupo de empresários e investidores se reuniu com o empresário Gabriel Araújo, da empresa brasileira Alfa Mares, para desenvolver um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Ocidental.

 

A ideia é fortalecer o mercado de micro, pequenos e médios empresários para que possam internacionalizar as suas operações utilizando uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde em navios de pequeno porte até 800 toneladas e capacidade para 120 contentores.

 

“O primeiro passo já foi dado. Estamos formando um comitê, incluindo empresas do setor privado que estiveram presentes no evento e estão dispostas a ajudar. Buscaremos também outros empresários pernambucanos e entidades do setor público para nos ajudar a lançar esta rota de navegação a partir deste projeto de logística marítima, ressalta a presidente do Instituto Internacional FEAFRO, Silvana Saraiva.

 

“Pretendemos envolver toda a região Nordeste e Norte do Brasil com uma visão atlântica, usando Cabo Verde como hub para chegar a outros países da África Ocidental, como Angola, Nigéria e Senegal”, resume Gabriel.

 

Fonte: Jornal do Comércio


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais