Após autorização da Receita Federal, Porto de São Francisco abre novo gate

Para agilizar a entrada e saída de caminhões na área portuária, o Porto de São Francisco do Sul abrirá um novo gate nesta sexta-feira, 13. A abertura foi autorizada pela Receita Federal esta semana. No local foram construídas três modernas balanças. No entanto, neste primeiro momento, apenas uma será utilizada de forma experimental.
A previsão é que nas próximas semanas todos os equipamentos estejam autorizados a funcionar, permitindo ampliar o número de balanças, das atuais duas para cinco.
“A obra, com investimento de R$ 4 milhões, é aguardada há anos pela comunidade portuária, pois possibilitará superar um gargalo histórico na movimentação dos caminhões no Porto, otimizando significativamente a carga e descarga de mercadorias”, comemorou o presidente do Porto, Cleverton Vieira.
Hoje, com duas balanças, o Porto tem um fluxo médio de 500 caminhões por dia, equivalente a 1 mil movimentos (contando entrada e saída do veículo).
Com cinco balanças será possível atender até 1,5 mil caminhões por dia, chegando a 3 mil movimentos.
Reconhecimento da Receita
“Considerando o empenho da administradora do Porto Organizado de São Francisco do Sul em atender, rigorosamente, todas as prescrições legais vigentes para a manutenção do alfandegamento concedido ao porto, particularmente, àquelas inerentes à segurança e ao controle aduaneiro praticados no local, opinamos pela outorga de autorização para abertura e utilização provisória do denominado Gate 3”, ressalta o parecer da Receita Federal.
Inicialmente, até que ocorra o alfandegamento definitivo de todos as balanças, no novo gate será permitido somente o acesso de caminhões vazios e veículos de serviço.
Equipamentos modernos
O novo gate conta com tecnologia de ponta para a fiscalização da entrada e saída de veículos.
Entre elas, o reconhecimento biométrico dos motoristas, por meio da palma da mão, o que evitará que estes tenham que descer dos caminhões.
Ao mesmo tempo, modernas câmeras farão a leitura e identificação das placas dos veículos, agilizando a movimentação de cargas.
Todas estas inovações começarão a funcionar quando a Receita Federal conceder a autorização definitiva para a utilização dos tres novos gates, o que deve ocorrer entre o final de maio e início de junho.
Dados gerais do Porto de São Francisco
- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
- 3º melhor porto em desempenho do Brasil.
- 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
- 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
- Sete berços de atracação de navios, numa extensão de 1,5 km.
Mais lidas
Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna. Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]