SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Seminário Internacional do Café de Santos tem participação do secretário da Agricultura

Seminário Internacional do Café de Santos tem participação do secretário da Agricultura


Fonte: Ministério da Agricultura (12 de maio de 2022 )
Foto: Agricultura e Abastecimento

 

Representando o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, participou hoje no Guarujá da abertura do ‘23º Seminário Internacional do Café de Santos’. O evento vai discutir, entre 11 e 12 de maio, assuntos estratégicos para o setor como governança socioambiental, agricultura regenerativa, impacto do clima e desafios de logística.

 

O secretário em seu discurso argumentou que há décadas o Brasil trabalha para se posicionar como principal ofertante de cafés de alta qualidade. “O Estado tem intensificado a expansão de cafeterias e de outros tipos de estabelecimentos voltados aos cafés de alta qualidade”, disse ele.

 

Matturro explicou que a Secretaria tem a cafeicultura como seu berço. “Muitos de nossos institutos como é o caso do Instituto Agronômico e o Instituto Biológico foram fundados justamente para estudar e proteger essa cultura tão importante para a economia de São Paulo”, lembrou ele.

 

O secretário salientou que essas ações realizadas pela Secretaria à cafeicultura não são apenas históricas. “Nossos institutos de pesquisas e assistência técnica estão também conectados com aquilo que é sinalizado como tendência no mercado consumidor”, complementou

 

Ele exemplificou esse trabalho com aqueles desenvolvidos em controle biológico pelo Instituto Biológico, que visam utilizar bioinsumos para o controle de pragas e doenças importantes da cafeicultura e outras culturas.

 

Outra pesquisa que o secretário citou como importante é a que está ligada ao desenvolvimento pelo IAC de cultivares de café com características voltadas ao mercado de cafés especiais. “Também temos realizado estudos no IAC com o uso de biotecnologia para levar o maior e mais completo banco de germoplasma de cafés do mundo, que fica em Campinas, para uma outra unidade da secretaria, informou.

 

Matturro justificou essas e outras ações com o objetivo de apoiar os cafeicultores, indústrias e exportadores.

 

Atualmente, apenas o Estado de São Paulo produz cerca de 6,5 milhões de sacas ao ano. “Esse conjunto de ações fazem de São Paulo o território privilegiado do agronegócio Cafés do Brasil”, concluiu ele.

 

Seminário

O Seminário Internacional do Café programou 14 palestrantes, com diferentes formações, procedências e especialidades. Esses especialistas irão difundir experiências, tecnologias e novidades do mundo cafeeiro. Com o tema ‘Café. O quanto o Brasil está preparado’ serão debatidos principalmente aspectos como clima, logística e sustentabilidade. Houve recorde de inscritos segundo os promotores do seminário.

 

A Associação Comercial de Santos (ACS) informou que ela idealizou um encontro entre empresários, parceiros e investidores da área, vindos do mundo todo, que terão no evento uma oportunidade de firmar parcerias para um relacionamento duradouro. Profissionais das principais organizações e empresas ligadas a este produto debaterão ainda as inovações e avanços do setor.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais