SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Movimentação de cargas nos portos públicos cresce 2,14% no primeiro trimestre

Movimentação de cargas nos portos públicos cresce 2,14% no primeiro trimestre


Fonte: ANTAQ (12 de maio de 2022 )
Porto do Itaqui (MA): 6,2 milhões de toneladas

O setor portuário movimentou 276,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre. Destaque para os portos públicos, que movimentaram 96,5 milhões de toneladas, crescimento de 2,14% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Estatístico Aquaviário da ANTAQ.

 

Entre os destaques, estão o Porto de Santos (SP), que movimentou 29,8 milhões de toneladas de janeiro a março de 2022 (crescimento de 9,07%); o Porto de Paranaguá (PR), com 12,6 milhões de toneladas (+ 8,30%); e o Porto do Itaqui (MA), que movimentou 6,2 milhões de toneladas (+ 4,86%).

 

Outro destaque entre os portos públicos foi o de Vila do Conde (PA), que movimentou 4,5 milhões de toneladas, aumento de 12,32% em comparação com os três primeiros meses do ano passado. O Terminal Aquaviário de Madre de Deus (BA) se destacou em relação às instalações privadas. O terminal baiano movimentou 4,8 milhões de toneladas (+ 15,96%).

 

Em relação às mercadorias, os destaques ficaram por conta da movimentação de soja, que cresceu 6,30% no primeiro trimestre em comparação com igual período de 2021 (31,6 milhões de toneladas); petróleo e derivados, sem óleo bruto, com alta de 3,94% (20,5 milhões de toneladas); e fertilizantes, aumento de 28,35%, com 9,5 milhões de toneladas.

 

Levando-se em conta o perfil de carga, os números mostram que houve um crescimento robusto na movimentação de carga geral solta no primeiro trimestre do ano. Foram movimentados 17,5 milhões de toneladas, aumento de 22,89%.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais