Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Navio da Marinha atracado no Porto do Mucuripe será aberto a visitação nesta terça

Fonte: O Povo (10 de maio de 2022)

Navio-Patrulha “Grajaú” tem cerca de 46 metros de extensão e conta com potente sistema de armamento (foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

 

O Navio-Patrulha “Grajaú”, da Marinha do Brasil, atracado no Porto do Mucuripe, em Fortaleza, estará aberto ao público para visitações nesta terça-feira, 10. A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pela força naval brasileira ao longo deste ano para comemorar o bicentenário da independência do Brasil, que será celebrado em sete de setembro próximo.

 

Subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, o “Grajaú” realiza operações de socorro e salvamento marítimo, patrulha e inspeção naval. O navio tem como missão a salvaguarda da vida humana e a preservação da segurança e do controle dos interesses do Brasil no mar. A embarcação atua na jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, que abrange os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

 

Com cerca de 46 metros de extensão, o navio é considerado um dos mais versáteis da Marinha Brasileira, sendo utilizado em operações de patrulhamento nas águas territoriais e costeiras, proteção de plataformas “offshore”, combate ao tráfico de drogas, contrabando e pesca ilegal, além das ações de busca. De acordo com a Marinha, o sistema de armamento da embarcação é composto por um canhão de 40mm e duas metralhadoras de 20mm. As visitas serão gratuitas, entre 9 e 17 horas.

 

Homenagem ao Patrono

A programação especial pelos 200 anos de independência do Brasil na Capital cearense segue até a próxima quarta-feira, 11, quando será inaugurado um monumento em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, considerado o Patrono da Marinha. A estátua foi construída na orla da Praia do Meireles, na Avenida Beira-Mar.

 

Nascido em 13 de dezembro de 1807, Almirante Tamandaré dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil, período no qual participou de episódios decisivos na formação do País, entre eles a luta pela independência do Brasil e a Guerra do Paraguai.

 

“Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses do Brasil sempre estiveram acima da sua própria vontade ou dos seus interesses pessoais. Seus exemplos e virtudes servem como inspiração não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos”, ressaltou a Capitania dos Portos do Ceará, através de nota.

 

Também na quarta-feira, 11, a Marinha promoverá uma ação Cívico-Social na Escola Estadual de Ensino Médio Dragão do Mar, no bairro Damas. Entre as 9 e 17 horas, os alunos terão acesso gratuito a atendimentos médico e odontológico, exames e testes de saúde. A ação ainda inclui palestras, oficinas e serviços de manutenção nas instalações da instituição de ensino.

Serviço 

Evento: Visitação pública ao Navio-Patrulha “Grajaú”
Local: Porto do Mucuripe
Endereço: Avenida Vicente de Castro – Cais do Porto, Fortaleza, CE
Data/ Horário: 10 de maio, das 9 às 17h

 

Evento: Ação Cívico-Social
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Dragão do Mar
Endereço: Rua Umari – Mucuripe, Fortaleza, CE
Data/ Horário: 11 de maio, das 9 às 17h

 

Evento: Cerimônia de inauguração da estátua do Almirante Tamandaré
Local: Orla da Praia do Meireles
Endereço: Avenida Beira Mar – Meireles, Fortaleza, CE
Data/ Horário: 11 de maio, às 14h30min