SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CODEBA: Projeto Saúde nos Portos orienta comunidade portuária sobre cuidado com a saúde

CODEBA: Projeto Saúde nos Portos orienta comunidade portuária sobre cuidado com a saúde


Fonte: CODEBA (9 de maio de 2022 )
Foto: CODEBA

 

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) realizou, entre os dias 27 de abril e 4 de maio, em Salvador, Candeias e Ilhéus, o Projeto Saúde nos Portos. O evento, que contou com apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, e do SEST SENAT, é fruto de um acordo de cooperação firmado com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA).

 

Durante os dias de atividades, foram oferecidos a portuários, motoristas e TPAs (Trabalhadores Portuários Avulsos) serviços de avaliação, como aferição de pressão e glicemia (diabetes), atendimento psicológico, serviços odontológicos, e orientações sobre prevenção, como informações nutricionais e rodas de conversa sobre infecções sexualmente transmissíveis, reforçada com distribuição de preservativos. À frente do projeto, a assistente social da CODEBA, Ângela Goodgroves, destaca que o Saúde nos Portos vai além do alerta e da conscientização da comunidade portuária sobre a importância de cuidar da saúde: “O projeto é importante, em primeiro lugar, pela valorização do trabalhador, pois eles se sentem acolhidos em uma empresa que se preocupa com o que eles têm de melhor, o seu recurso humano”.

 

A ação teve início no Porto de Salvador, no dia 27 de abril, e contou com a participação de 263 trabalhadores. Além da equipe do SEST SENAT – Salvador, a equipe do OGMOSA e a empresa Verzzon apoiaram a ação. O Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, Augusto Cesar Posada, o Chefe de Gabinete, José Cassiano Ferreira, e o Diretor de Gestão Administrativa e Financeira, Jenner Kruschewsky, estiveram presentes, representando o diretor-presidente, Carlos Autran Amaral.

 

No Porto de Aratu-Candeias, nos dias 28 e 29 de abril, a ação foi marcada pela presença de 188 trabalhadores. Ao lado da equipe da Assistência Social da CODEBA, estiveram à frente da ação o Gerente do Porto, Paulo Cézar Pinheiro, e a equipe do SEST SENAT – Simões Filho, composta por Daniella Dantas, Catiuscia Sampaio, Tânia Pinto e Laiane Paulino.

 

Em Ilhéus, a atividade aconteceu no dia 5 de maio. Além das ações realizadas em Salvador e Aratu-Candeias, também foram aplicadas, gratuitamente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, 83 doses de vacinas contra gripe, 16 vacinas da 3a. dose da COVID e 05 vacinas da 4a. dose. Foram realizados 114 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B. No total, 116 pessoas receberam orientações em saúde, nas especialidades de odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição.

 

O Projeto Saúde nos Portos foi criado e desenvolvido para atender a demanda dos trabalhadores Portuários e Caminhoneiros que atuam nos portos nacionais. Em sua maioria, por falta de tempo ou informação, não têm acesso aos principais serviços de saúde.

 

Após passarem pelos postos de atendimento, os participantes receberam kit personalizado, com brindes do SEST SENAT e da CODEBA. Na ocasião, foi realizado também o cadastramento de cada trabalhador atendido.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais