ONU pede reabertura de portos na Ucrânia para permitir exportação de alimentos

As Nações Unidas pediram nesta quinta-feira (05) que os portos da Ucrânia no Mar Negro sejam reabertos para permitir a exportação de trigo e milho, produtos dos quais muitos países pobres dependem.
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) observou ao fazer o apelo hoje que, antes da guerra iniciada pela Rússia, 98% das exportações de grãos da Ucrânia passaram pelos portos no Mar Negro.
Os preços do trigo e do milho, que já estão altos por causa da pandemia, subiram 22% e 20%, respectivamente, desde o início da guerra, no final de fevereiro.
A agência da ONU diz que os portos, no sul da Ucrânia, sofreram bombardeios pesados, mas devem retomar as operações para “proteger a produção agrícola ucraniana e permitir exportações que são críticas para a economia da Ucrânia e a segurança alimentar global”.
Segundo a entidade, o Iêmen, por exemplo, um dos países mais pobres do mundo e devastado por uma guerra que se arrasta há anos, importa mais da metade de seu consumo de trigo de Rússia e Ucrânia.
Mais lidas
Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna. Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]