SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ciclone fecha portos de Itajaí e Navegantes

Ciclone fecha portos de Itajaí e Navegantes


Fonte: G1 (5 de maio de 2022 )
Imagem de arqvuio mostra acesso aos portos do Litoral Norte — Foto: Luiz Carlos Souza/Arquivo NSC

 

O ciclone que influencia o tempo e provoca chuvas em Santa Catarina desde a noite de segunda-feira (2) levou a Marinha a interromper o canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte. Até as 6h50 desta quinta-feira (5), quatro navios estavam atracados e aguardavam autorização para sair do local. Não há previsão de liberação. Três pessoas morreram por causa da chuva (veja mais abaixo).

 

O número de cidades que registraram estragos por causa da chuva em Santa Catarina subiu para 94. Segundo a Defesa CIivl, houve registros de alagamentos, deslizamentos e quedas de muros e árvores.

 

Uma das embarcações aguardava autorização para manobrar no Porto de Itajaí. Outros dois, aguardavam no Portonave. O quarto esperava no terminal Barra do Rio, em Itajaí. Cada dia com a embarcação parada equivale a uma perda que varia entre US$ 30 mil e US$ 50 mil.

 

Os práticos, que são os guias das embarcações dentro dos portos, monitoram o nível do Rio Itajaí-Açu, no Vale do Itajaí. Em Rio do Sul, a atualização da prefeitura às 6h desta quinta mostrava que a cota de inundação estava em 10 metros. Em Blumenau, na mesma região, na última leitura, às 6h, o rio que passa na cidade marcava 9,29 metros.

 

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as rajadas de vento podem chegar a 80 km/h nesta quinta. No mar, as ondas ultrapassam dos 4 metros e segue o alerta de alagamentos costeiros e deslizamentos.

 

A situação melhora apenas a partir de quinta-feira (6), quando o ciclone se afasta para o mar e uma massa de ar frio passa a se estabelecer no estado.

 

Mortos
José Vieira Lima, de 60 anos, e Nilson da Silva Lima, de 40 anos, foram encontrados mortos pelo Corpo de Bombeiros Militar em São Joaquim, na Serra catarinense, dentro de um rio na tarde de terça-feira (3). As vítimas estavam no interior do município, na localidade conhecida como São Paulo Velho.

 

O carro estava com as rodas viradas para cima. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgate e busca dentro de um córrego, mas segundo a Defesa Civil, o volume da chuva subiu o nível do rio.

 

Na quarta-feira (4), um homem de 45 que foi arrastado pela correnteza foi encontrado morto em Urubici, também na Serra. Segundo os socorristas, a vítima tinha sido vista pela última vez na noite anterior, dentro do carro, sendo arrastada pela forte correnteza.

 

Estragos
No total, Santa Catarina tinha 175 desabrigados até 19h55 de quarta. Outros 420 moradores do estado deixaram as próprias casas para ir para a residência de parentes. Ao menos 10 mil pessoas já foram afetadas em Santa Catarina.

 

Recomendações
A Defesa Civil destacou os telefones de emergência. O morador deve ligar para 199 para falar com a própria Defesa Civil e para o 193 para chamar os bombeiros. O órgão também divulgou orientações para cada situação adversa do tempo.

 

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios:

  • busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados
  • em local abrigado, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos
  • em casa, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro
  • na praia, jamais fique na água

 

Em caso de alagamentos:

  • evite entrar em contato com a água
  • evite dirigir em locais alagados
  • evite transitar por pontes submersas
  • atenção com crianças próximas a rios e ribeirões

Quando há risco de deslizamentos de terra, fique atento a:

  • inclinação de postes e árvores
  • movimento de terra ou rochas próximos a sua casa
  • rachaduras em muros ou paredes

 

Mar agitado:

  • evite a navegação e pesca
  • evite entrar no mar ou praticar esportes no mar
  • evite caminhar ou pedalar na orla, caso as ondas estejam atingindo a ciclovia

Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais