SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Exporta SP oferece 150 vagas em capacitação gratuita para exportação

Exporta SP oferece 150 vagas em capacitação gratuita para exportação


Fonte: Governo do Estado de SP (3 de maio de 2022 )
Programa online é voltado às micro, pequenas e médias empresas do estado, que ainda recebem acompanhamento por dois anos após o término. (Foto: GESP)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), por meio do Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, está com inscrições abertas para a seleção de 150 startups, micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do estado, interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até 17 de junho para fazer o cadastro pelo site da InvestSP: https://www.investe.sp.gov.br/exporte/exportasp/.

 

De cada cinco empresas que participam do programa, que é gratuito e realizado por meio de plataformas online, pelo menos uma começa a exportar antes mesmo do término da capacitação. E todas contam com suporte da InvestSP por dois anos após o encerramento do curso, que tem duração de quatro meses. Um dos diferenciais do Exporta SP é que empresários de todos os setores de produção, de serviços e do agronegócio podem participar.

 

O programa foi criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e pela InvestSP para fortalecer os negócios de menor porte e a economia paulista como um todo, uma vez que o acesso ao mercado internacional não representa apenas ganho de faturamento, mas também aumenta a competitividade e acelera o desenvolvimento das empresas.

 

O treinamento aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e vendas são abordadas por especialistas da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA).

 

Uma das etapas mais elogiadas pelos empresários fica por conta das mentorias, os momentos de atendimento individual nos quais se discute, por exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada negócio. São quatro mentorias no decorrer do curso, que podem ser agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor.

 

O programa já formou 355 empresas e outras 152 se formarão em junho. A maior parte atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, saúde e vestuário. A seleção dos participantes é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional.

 

Para mais informações, visite o site da Agência e acesse a seção sobre o Exporta SP. Ou entre em contato com a equipe de promoção de exportações da InvestSP: spexport@investsp.org.br e (011) 3100-0309 e (011) 3100-0395.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais