Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Atualização do Porto Sem Papel reduz tempo de operações e aumenta eficiência da plataforma

Fonte: Ministério da Infraestrutura (03 de maio de 2022)

O sistema Porto Sem Papel (PSP), criado para facilitar a análise e a liberação de mercadorias nos portos brasileiros, está de cara nova e foi adaptado ao padrão gov.br, para melhorar ainda mais a comunicação entre os usuários do setor portuário brasileiro. As mudanças vão diminuir o tempo de navegação na plataforma e proporcionar serviços melhores e mais eficientes.

 

“Essa tecnologia facilita, agiliza e simplifica a vida de quem atua na área portuária em todo o país, já que todas as informações compartilhadas sobre embarcações ficam disponíveis em uma base única de dados on-line, de forma segura e precisa”, afirmou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, destacando ser mais um avanço do Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, para trazer o setor portuário ao século 21.

 

O Porto Sem Papel é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura, que foi qualificado no Programa Startup.gov.br, com o intuito de acelerar o processo de transformação digital, realizado em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, a solução tecnológica unificou os formulários antes usados nos serviços portuários em uma só plataforma, o Documento Único Virtual (DUV).

 

Agilidade

Outra atividade é a reformulação do painel de bordo do Porto Sem Papel, que permitirá aos agentes de navegação receber e visualizar pendências, além de executar tarefas de maneira bem mais simples, objetiva e rápida. Os usuários agora poderão definir filtros inteligentes de consultas, reduzindo significativamente o tempo para autorizações de atividades.

 

A performance da plataforma também foi aperfeiçoada para melhorar a qualidade das informações. Isso se deu com a eliminação de registros desnecessários, o que torna a consulta e o armazenamento de dados mais ágeis. Com a nova configuração do Porto Sem Papel, o processo de abertura de documentos eletrônicos será reduzido, o que eliminará eventuais prejuízos na fiscalização e tornará os serviços mais seguros.

 

Inovações

“O gov.br é a plataforma de relacionamento do governo com o cidadão, que facilita, agiliza e simplifica a vida das pessoas em todo o país. Prova dessa facilidade é a inovação que implementamos agora no Porto Sem Papel”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

 

Ele explica que o Ministério da Economia colocou à disposição do MInfra a Startup gov.br, composta por uma equipe multidisciplinar. Trata-se da Porto Sem Papel 2.0, cuja missão é acelerar ainda mais a transformação digital dos portos brasileiros. “O gov.br combate a burocracia, melhora a administração pública e promove a transformação digital do Estado”, acrescenta. Com 4.900 serviços públicos – 74% deles totalmente digitalizados –, o gov.br dispõe hoje de 128 milhões de usuários cadastrados.