SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ucrânia fecha formalmente portos marítimos capturados pela Rússia

Ucrânia fecha formalmente portos marítimos capturados pela Rússia


Fonte: Moneytimes (2 de maio de 2022 )
Todos os portos marítimos ucranianos suspenderam suas atividades como resultado da invasão russa no final de fevereiro (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração)

 

Ucrânia fechou formalmente seus quatro portos no Mar Negro e de Azov que foram capturados pelas forças russas, disse o Ministério da Agricultura ucraniano nesta segunda-feira.

 

Os portos do Mar de Azov de Mariupol, Berdiansk e Skadovsk e o porto de Kherson no Mar Negro foram fechados “até a restauração do controle”, disse o ministério em comunicado.

 

“A adoção desta medida deve-se à impossibilidade de atender navios e passageiros, realizar cargas, transportes e outras atividades econômicas relacionadas, garantindo o nível adequado de segurança da navegação”, afirmou.

Todos os portos marítimos ucranianos suspenderam suas atividades como resultado da invasão russa no final de fevereiro. As forças russas capturaram alguns portos e bloquearam outros.

 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira que a Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de grãos devido ao controle russo do transporte marítimo do Mar Negro, desencadeando uma crise alimentar que afetará EuropaÁsia África.

 

O ministério disse na semana passada que as exportações de grãos da Ucrânia atingiram 45,709 milhões de toneladas na temporada 2021/22.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais