SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Itapoá realiza campanha de segurança com navios

Porto de Itapoá realiza campanha de segurança com navios


Fonte: Informativo dos Portos (29 de abril de 2022 )
Foto; Porto de Itapoá / Divulgação Informativo dos Portos

 

O Porto Itapoá iniciou em abril uma campanha para estimular e celebrar navios que estão promovendo melhorias em suas condições de segurança e organização. A ação faz parte do Programa MAIS – Minhas Ações Inspiram Segurança concedeu a primeira Medalha do Reconhecimento ao navio brasileiro Bartolomeu Dias.

 

O gerente de Operações do Porto, Thiago Santos, explicou que a campanha tem como base as regras definidas na Norma Regulamentadora número 29 (NR 29), que define um conjunto de recomendações de segurança para os trabalhos portuários. “Temos intensificado as inspeções nas embarcações, chamadas Vessel Inspections, para garantir um ambiente mais seguro tanto para os tripulantes dos navios, quanto para nossos colaboradores que trabalham a bordo”, disse.

 

Em sua última passagem pelo Porto Itapoá, a equipe de segurança do Porto apontou algumas oportunidades de melhorias no Bartolomeu Dias. “Ficamos felizes em ver que nossos apontamentos foram considerados e que as reformas foram feitas”, completou Santos. “É importante que esse esforço seja reconhecido”, finalizou o gerente.

 

Para o comandante do navio, Luiz Cláudio Marinho, a medalha é um importante estímulo para continuar o trabalho já feito. “É uma iniciativa muito válida, que incentiva e reconhece todo nosso esforço em prol da segurança”, disse. Marinho lembrou que atua como comandante de embarcações desde 1994 e nunca viu uma campanha como essa, totalmente focada em segurança.

 

Importante elemento da campanha, além da medalha, uma carta de recomendação é enviada ao armador (proprietário ou administrador do navio), salientando as boas práticas adotadas pela tripulação. No caso do Bartolomeu Dias, o armador é a empresa dinamarquesa Maersk.

 

Também estiveram presentes na entrega os idealizadores da campanha, os técnicos de Segurança do Trabalho, Luiz Mascarenhas e Cléber Mello, o supervisor de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, Renan Schneider, do Porto Itapoá; além da imediata do comandante do navio Bartolomeu Dias, Márcia Haegely Condor.

 

Bartolomeu Dias

Bartolomeu Dias é um navio brasileiro dedicado à cabotagem, ou seja, navegação entre os portos da costa brasileira. Embarcação exclusiva para contêineres, possui capacidade para 4.800 TEUs (Twenty-foot Equivalente Unit). Um TEU representa a capacidade de carga de um container marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. O navio foi construído em 2014 e tem 254m de comprimento por 37m de largura.

 

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

 

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais