SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos alerta para baixa cobertura vacinal de sarampo e gripe. Cidade terá Dia D no sábado

Santos alerta para baixa cobertura vacinal de sarampo e gripe. Cidade terá Dia D no sábado


Fonte: Prefeitura de Santos (27 de abril de 2022 )
Baixa adesão às vacinas preocupa autoridades de saúde – Foto: arquivo/PMS

 

Iniciadas há cerca de um mês, as campanhas de vacinação contra o sarampo e contra a gripe apresentam cobertura baixa em Santos, o que causa preocupação às autoridades sanitárias.

 

A vacinação contra o sarampo, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, atingiu 12,1% desse público até esta terça-feira (26). A meta é vacinar 95% da população-alvo.

 

Importante lembrar que a campanha contra o sarampo é destinada mesmo para aquelas que tenham o esquema vacinal completo contra a doença, o que servirá como um reforço. Santos tem três casos suspeitos de sarampo, cuja confirmação ou descarte da hipótese só é feita a partir do retorno de exames laboratoriais por parte do Instituto Adolfo Lutz.

 

Todos os pacientes tiveram boa evolução clínica e a Secretaria de Saúde, assim que foi notificada dos casos suspeitos, fez o bloqueio por meio de vacinação junto às pessoas que tiveram contato com esses pacientes e também em todos os moradores da mesma quadra onde vivem os possíveis contaminados.

 

Os trabalhadores da saúde que possuem esquema vacinal incompleto contra o sarampo também podem se imunizar.

 

Com relação à campanha de vacinação contra a gripe, o cenário é parecido: 17,5% da população-alvo, formada por pessoas a partir de 60 anos, procurou os postos de vacinação. A vacina é trivalente, protegendo contra as últimas mutações dos vírus Influenza B, Influenza A H1N1 e A H3N2, que mais circulou entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os trabalhadores da saúde também fazem parte do público-alvo desta campanha.

 

“Tanto o sarampo quanto a gripe são doenças que matam e a vacinação é eficaz para evitar casos graves e mortes. Uma pessoa vacinada pode até pegar a doença, mas desenvolve um quadro clínico leve. As vacinas estão disponíveis diariamente nas policlínicas, das 8h às 16 horas e fazemos um apelo para que compareçam”, afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Neste sábado (30), das 9h às 15h30, a Prefeitura de Santos realizará o Dia D de Vacinação contra a gripe e o sarampo, com abertura de alguns postos para que os índices de vacinação ampliem, em especial junto à população que tem mais dificuldade em comparecer nos dias úteis.

 

Para a gripe, haverá ampliação de grupo, com a inclusão das crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Para o sarampo, permanecem os mesmos públicos-alvo, conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

Para se vacinar, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência em Santos. Para as crianças, é recomendável ainda apresentar a carteira de vacinação para que possa ser atualizada caso haja doses de outras vacinas em atraso.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais