SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Guerra causará maior choque em commodities em 50 anos, diz Banco Mundial

Guerra causará maior choque em commodities em 50 anos, diz Banco Mundial


Fonte: VEJA (27 de abril de 2022 )
Contêiner no Porto de Santos – Foto: Ivan Pacheco/VEJA

O Banco Mundial divulgou nesta terça-feira, 26, um relatório referente à alta de preços de energia e alimentos no mundo, dizendo que ela veio para ficar. O pico dos preços deve ocorrer este ano, mas a alta deve persistir até o final de 2024, segundo o relatório.

 

A organização aponta a guerra na Ucrânia como principal fator para que o problema tenha tamanha dimensão, em um cenário que já era de crise inflacionária. O aumento no preço da energia nos últimos dois anos é o maior desde a crise do petróleo de 1973, enquanto a alta nos preços de alimentos e fertilizantes é a maior desde 2008. Isso configura “o maior choque em preços de commodities desde os anos 1970”, afirma o banco.

 

Neste ano, o valor da energia tende a aumentar em mais de 50%, com uma escalada de 100% no caso do gás natural e 80% para o carvão. Já nos alimentos, um dos aumentos mais expressivos deve ser no trigo, de 40%, enquanto na soja será de 20%.

 

Peter Nagle, coautor do relatório, afirmou que a situação apresenta uma oportunidade em que países podem fornecer exportações que a Rússia e a Ucrânia perderam por conta da guerra. José Carlos de Lima Jr, sócio diretor da consultoria Markestat, diz que no médio e longo prazos esta é uma oportunidade para o Brasil para revisar seu papel como produtor mundial de alimentos. Mas teme o cenário de juros altos nos Estados Unidos.

 

“Meu medo é que a taxa de juros americana puxe o valor do dólar para cima. O dólar quando dispara, gera muita inflação porque o Brasil importa muito. Para conter uma maior desvalorização do real, o Brasil pode aumentar sua taxa de juros, dificultando o acesso ao crédito e com isso os investimentos no setor.”


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais