SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Grãos da Ucrânia chegam a porto romeno no Mar Negro

Grãos da Ucrânia chegam a porto romeno no Mar Negro


Fonte: Moneytimes (26 de abril de 2022 )
Os grãos chegaram por ferrovias ou barcaças pelo rio Danúbio, disse Goidea, acrescentando que o porto tem capacidade para lidar com a exportação adicional de grãos (Imagem: EUTERS/Valentyn Ogirenko)

 

Ucrânia enviou cerca de 80.000 toneladas de grãos para o porto romeno de Constanta, no Mar Negro, até o momento, com previsão de chegada de mais volumes, disse o gerente do porto nesta terça-feira.

 

Os portos marítimos da Ucrânia estão bloqueados desde a invasão russa há dois meses e o país, um grande produtor agrícola, foi forçado a exportar por trem através de sua fronteira ocidental ou por meio de seus pequenos portos do rio Danúbio para a Romênia.

 

A Romênia, membro da União Europeia, compartilha fronteiras do Mar Negro –uma importante artéria de transporte de grãos e petróleo– com a BulgáriaTurquiaGeórgia e Ucrânia.

“Há cerca de 80.000 toneladas de grãos que já chegaram, estão armazenados em silos, parte deles foi carregado no navio”, disse à Reuters o gerente do Porto de Constanta, Florin Goidea.

Os grãos chegaram por ferrovias ou barcaças pelo rio Danúbio, disse Goidea, acrescentando que o porto tem capacidade para lidar com a exportação adicional de grãos.

 

O porto, que tem uma capacidade de armazenamento de cerca de 2 milhões de toneladas, movimentou exportações no volume de cerca de 24 milhões de toneladas no ano passado.

No início deste mês, o ministro dos Transportes da Romênia, Sorin Grindeanu, disse que o governo, que renunciou às taxas de serviços portuários para carga ucraniana, planeja reabrir uma linha de trem da era soviética em seu porto de Galati, no rio Danúbio, o que ajudaria a acelerar o transporte de grãos.

 

Não ficou claro quando a linha, que precisa de reabilitação, será reaberta.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais