Login
Associe-se
NOTÍCIAS

MME debate Programa Nacional do Hidrogênio, Combustível do Futuro e Biometano com Prefeitura de São Paulo

Fonte: Ministério de Minas e Energia (20 de abril de 2022)

MME debate Programa Nacional do Hidrogênio, Combustível do Futuro e Biometano com Prefeitura de São Paulo – Foto: Divulgação Ministério de Minas e Energia

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta segunda-feira (18/04), da reunião “Energia e Hidrogênio, Rumo ao Carbono Zero” com a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da Prefeitura de São Paulo.

 

Na ocasião, o MME apresentou as iniciativas do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e sua representação no horizonte de médio e longo prazo no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 e no Plano Nacional de Energia (PNE) 2050.

 

Foram debatidos também temas de grande interesse, como o Combustível do Futuro e o Biometano. A produção de biometano já vem sendo pensada como alternativa para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa no município de São Paulo.

 

Estiveram presentes na reunião os diretores André Osório, do Departamento de Informação e Estudos Energéticos, e Carlos Alexandre Pires, do Departamento de Desenvolvimento Energético, e Patrícia Naccache, assessora da Secretária Executiva, todos do MME.

 

“Os temas discutidos mostram que a neutralidade de carbono até 2050 e outros objetivos referentes ao chamado desenvolvimento sustentável devem estar extremamente correlacionados com as demandas e necessidades do nosso país. Observar características e potencialidades de cada região e tomar decisões que façam o máximo de sentido para todos é a parte mais complexa e desafiadora da transição energética, não bastando apenas replicar as ideias já realizadas em outros locais”, destacou André Osório.

 

A medida integra uma série de esforços da SECLIMA visando à descarbonização da economia paulistana e das matrizes energéticas que a sustentam. Nesse sentido, o objetivo é produzir uma agenda comum com o MME.

 

A SECLIMA possui atribuições estratégicas para a cidade de São Paulo, como apoiar a implantação do Plano de Mobilidade Urbana e a contagem de emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a secretaria também lidera os comitês de Mudança do Clima e Ecoeconomia e de Gestão da Mudança de Matriz Energética da Frota Municipal de Veículos.