Temporada de cruzeiros se encerra nesta segunda com saída do último navio do Porto de Santos

O navio Costa Diadema encerra a temporada nacional de cruzeiros de 2022 nesta segunda-feira (18), com saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Após uma série de restrições e pausas, por conta da pandemia, o setor comemora o ‘respiro’ diante da flexibilização, no início de março. A próxima temporada de cruzeiros na costa brasileira terá início no dia 29 de outubro.
Em nota, o Terminal Concais frisou que, durante a paralisação, manteve-se pronto para a retomada durante todo o período. A previsão inicial da temporada era de que 237 mil cruzeiristas embarcassem em Santos, mas, com a paralisação, 38 escalas foram suspensas, o que reduziu essa quantidade em 42%.
Conforme a assessoria do Concais, para a próxima temporada, serão cinco navios de cruzeiros em operação no Porto de Santos, com 102 atracações já confirmadas. A expectativa é de 280 mil embarques de passageiros.
Suspensão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão temporária dos cruzeiros devido a surtos de Covid a bordo. A temporada 2021/2022 iniciou em 5 de novembro de 2021, parou em 4 de janeiro e retornou somente no dia 5 de março, com uma série de protocolos a serem seguidos.
De acordo com a Associação de Navios de Cruzeiros Marítimos (CLIA), os cancelamentos afetaram 45 mil pessoas ao longo da temporada.
Costa Diadema
Construído no ano de 2014 e comportando até 4.526 passageiros, o Costa Diadema encerra esta temporada de cruzeiros com uma viagem de 18 dias à Itália como destino final, passando pela Espanha. A partida ocorre na noite desta segunda-feira, no Porto de Santos.
Mais lidas
Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna. Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]