SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   SPA lança Programa Estágio em Inovação

SPA lança Programa Estágio em Inovação


Fonte: Santos Port Authority (13 de abril de 2022 )
Os 3 estagiários inovadores foram recepcionados ontem pela diretoria da SPA, em solenidade que contou com a participação, também, de integrantes da Fatec – Foto: Santos Port Authority

 

A Santos Port Authority (SPA) lançou em abril o Programa Estágio em Inovação, voltado a alunos do ensino superior das universidades da região para promoção de uma experiência imersiva por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras a desafios propostos pela Companhia.

 

Para a primeira turma foram disponibilizadas três vagas de “estagiário inovador”, preenchidas por Lucas Gomes Cruz, Matheus Vicente (ambos cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Rafael Osidacz (Gestão Portuária). Todos são estudantes na Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (Fatec/BS – Rubens Lara), instituição parceira desta primeira seleção. Durante um ano, eles terão a orientação de um técnico da SPA e de um professor da universidade.

 

Na primeira fase do programa, os estagiários terão de responder aos desafios da área de Operações Portuárias. O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, enfatiza que esses desafios proporcionarão aos universitários um conhecimento aprofundado das necessidades de inovação que o setor portuário impõe. “Não existe espaço para improviso no Porto de Santos. É vital que os futuros profissionais estejam familiarizados com os desafios inerentes a esse ambiente”, diz Ribeiro.

 

O programa estabelece um envolvimento maior do setor portuário com as universidades, visando tornar a grade de cursos mais adequada às ofertas de empregos geradas pelos terminais, evitando que jovens graduados tenham de procurar emprego fora da região.

 

O professor Júlio Cesar Raymundo, coordenador do curso de Gestão Portuária da Fatec, afirma que “essa participação será uma grande oportunidade para aproximar o setor acadêmico dos desafios enfrentados pelo setor portuários”.

 

A expectativa é de que o sucesso do programa promova a inclusão desses estagiários no complexo portuário, seja como mão de obra qualificada para as empresas que atuam no Porto ou estimulando o empreendedorismo dos universitários com a criação de startups e empresas.

 

A iniciativa integra a estratégia da SPA de unir esforços com a comunidade portuária e agentes públicos e privados da região na busca de padrões e semelhanças em serviços, viabilizando seu compartilhamento para racionalizar investimentos e acelerar o processo de inovação em busca de maior eficiência operacional.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais