SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Preços de alimentos batem recorde em março, diz agência da ONU

Preços de alimentos batem recorde em março, diz agência da ONU


Fonte: FORBES (11 de abril de 2022 )
O índice de preços de alimentos da FAO teve uma média de 159,3 pontos no mês passado, contra 141,4 pontos em fevereiro – Foto: Ajeng Dinar Ulfiana/Reuters

 

Os preços mundiais de alimentos saltaram quase 13% em março para um novo recorde, com a guerra na Ucrânia causando turbulência nos mercados de grãos básicos e de óleos comestíveis, disse a agência de alimentos da ONU hoje (08).

 

O índice de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que acompanha as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, teve uma média de 159,3 pontos no mês passado, contra 141,4 pontos em fevereiro, segundo dado revisado para cima.

 

O número de fevereiro foi inicialmente reportado em 140,7, o que já era então um recorde.

 

A Rússia e a Ucrânia são grandes exportadores de trigo, milho, cevada e óleo de girassol pelo Mar Negro, e a invasão de Moscou ao seu vizinho, que já dura seis semanas, interrompeu as exportações ucranianas.

 

A FAO disse no mês passado que os preços de alimentos e rações podem subir até 20% como resultado do conflito na Ucrânia, aumentando o risco de aumento da desnutrição.

 

O índice de preços de cereais da agência subiu 17% em março para um nível recorde, enquanto o índice de óleo vegetal subiu 23%, também registrando sua maior leitura até agora, disse a FAO.

 

A interrupção no fornecimento de colheitas da região do Mar Negro exacerbou os aumentos de preços de commodities alimentares, que já estavam em alta de 10 anos no índice da FAO antes da guerra na Ucrânia devido a problemas de colheita global.

 

Os preços do açúcar e dos laticínios também subiram acentuadamente no mês passado, disse a FAO.


Mais lidas


Celebramos hoje (12) o Dia Internacional da Enfermagem, data escolhida em homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a pioneira da enfermagem moderna.   Para quem não sabe, a profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais